31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Campanha de orientação mobiliza mulheres

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Voluntárias durante a mobilização contra o câncer de mama na Praça Brasil
Voluntárias durante a mobilização contra o câncer de mama na Praça Brasil

O Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem (30), pela manhã,  uma mobilização na Praça Brasil, onde foram  distribuídos panfletos e orientações sobre a importância da prevenção do câncer de mama e outras doenças. Os panfletos continham informações sobre prevenção, autoexame da mama, câncer de útero, sintomas e tratamento.
A parceria possibilitou a realização de algumas ações preventivas, incorporadas ao Programa Municipal de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, como aferição de pressão arterial, hanseníase, tuberculose, sexo seguro e DST/AIDS.
Foi também mostrada às mulheres presentes na Praça Brasil, a importância da reeducação alimentar e os seus reflexos para a saúde feminina.
A gerente municipal do Programa de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde, Alba Xavier de Souza, repassou que o câncer de mama, juntamente com o câncer de colo do útero, são as duas doenças que mais matam mulheres em Rondonópolis. “No homem, o vilão é o câncer de próstata e, na mulher, esses dois tipos de cânceres” enfatiza. “Então, a Secretaria de Saúde, preocupada com esse alto índice de mortalidade vem desenvolvendo ações programáticas de conscientização, prevenção e tratamento da doença”.
Segundo Alba Xavier, em termos de prevenção, todas as mais de 40 unidades de saúde do município estão dotadas de especialistas para atendimento e estão abertas para as mulheres durante a semana no horário normal.  E para aquelas mulheres que não  têm como procurar as unidades de saúde nesses horários normais, as unidades estão agendando horários nos finais de semana (sábados, domingos e feriados) e  depois das 17h até as 20h.
CMDM
Para a presidente do Conselho da Mulher, Sandra Raquel Mendes, a mobilização teve como principal objetivo orientar as mulheres com informações sobre o que elas precisam saber a respeito do câncer de mama, câncer de colo do útero e outras doenças típicas da natureza feminina. “Quando uma mulher acha que não corre o risco de desenvolver câncer de mama ou de colo de útero, ela acaba baixando a guarda dos cuidados necessários para a detecção precoce da doença. E quando menos se dá conta está doente, a doença está muitas vezes num estágio bastante avançado e ao tratamento e cura se tornam mais complicados”.
Recomenda-se ainda que as mulheres façam  o autoexame do toque pelo menos uma vez por mês, após a menstruação. “O problema é que as mulheres deixam para fazer o exame quando começam a sentir dor e, muitas vezes, nesses casos a doença já avançou”, alerta Sandra.
De acordo com  Alba Xavier, para os casos de mulheres que desenvolveram a doença, a municipalidade disponibiliza  tratamento aqui mesmo na cidade através do Núcleo Especializado em Cancerologia – NUTEC. Além de dispor de um ambulatório de patologia cervical,  mastologia e oncologia anexo à Santa Casa que atende a toda essa população da oncologia gratuitamente. De acordo com Alba, “o tratamento é eficiente e rápido na maioria dos casos, desde que se descubra um diagnóstico precoce”.

Qual a importância destas informações sobre prevenção de saúde para você, elas ajudam realmente?

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mato Grosso apresenta na Indonésia o maior programa de revitalização de bacia hidrográfica do mundo

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) apresenta amanhã, terça-feira (21), no 10º Fórum Mundial...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img