21.9 C
Rondonópolis
 
 

Evento aborda Cidadania e Responsabilidade Social

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Mesa-redonda reuniu diferentes profissionais em comemoração ao Dia do Administrador
Mesa-redonda reuniu diferentes profissionais em comemoração ao Dia do Administrador

O Dia do Administrador (09/09) foi lembrado em uma faculdade de Rondonópolis nesta quinta-feira através de uma mesa-redonda, com o tema Cidadania e Responsabilidade Social. Alunos e demais presentes puderam apreciar variados pontos de vista de diferentes profissionais. A idéia principal do debate foi sensibilizar os presentes em relação ao efetivo exercício da Cidadania Fiscal.
Na ocasião, foram debatidos assuntos como “Jornalismo Cidadão”, abordado pela doutora em Ciências Sociais, jornalista e professora Edileusa Pena; funcionamento do Observatório Social de Rondonópolis, apresentado por sua presidente Nezir Ribeiro de Freitas; e “Cidadania Fiscal”, pelo empresário Disioli Luiz Pissaia.
A presidente do Observatório Social de Rondonópolis enfatizou o movimento para a formação da cidadania social; a economia para os cofres públicos e os valores éticos, políticos e culturais da Sociedade Civil Organizada. Já a doutora Edileusa Pena explicou que os novos tempos exigem quatro eixos teóricos básicos, construídos a partir da Teoria da Complexidade: o dinamismo do saber; a transdiciplinaridade; a não-linearidade do conhecimento; e a ecologia cognitiva.
“Somente o conhecimento humano e uma nova ‘ecologia cognitiva’ podem gerar novas visões de mundo, mentalidade abertas e pensamentos reformados, que façam do aprender a aprender e do reaprender a pensar as metas de uma educação emancipatória e uma inteligência integralizadora para consolidar a afetividade conectiva”, enfatizou Edileusa. Tudo isso, segundo ela, em prol de um espaço público transformado, no qual sujeitos ativos sejam responsáveis por uma democracia do conhecimento e pela constituição do “cidadão-centauro” que coloque em interação homem, sociedade e natureza.
A palestra de Disioli Luiz, do Observatório Social de Rondonópolis, encerrou o evento em grande estilo, em formato de “stand-up comedy”, que reúne humor, linguagem popular e seriedade em relação aos assuntos retratados. O empresário tratou de questões referentes à Cidadania Fiscal, enfocando a responsabilidade social e a resistência cidadã, na qual se percebe sujeitos ativos completamente impotentes diante das decisões sérias do País, que precisariam e precisam, segundo ele, investir em uma nova mentalidade e formação cidadã que faça o ser humano acreditar e ter vontade política para mudar o que está errado e que não pode mais continuar do jeito que está.
A professora mestre e coordenadora do curso de Administração Susana Piñol mediou a mesa-redonda e ressaltou a grandeza do evento dada a riqueza de informações. “Nossos alunos têm uma forte atuação em projetos acadêmicos voltados a responsabilidade sócio ambiental, por isso escolhemos este tema como pauta e, pelos elogios, percebemos que a proposta diferenciada foi muito bem aceita pelo acadêmicos”, justificou.
A mesa redonda foi promovida pelo curso de Administração da Unic Rondonópolis.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img