29.2 C
Rondonópolis
 
 

Feira contará com diversidade de raças

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Bovinos já começaram a chegar no parque de exposições de Rondonópolis
Bovinos já começaram a chegar no parque de exposições de Rondonópolis

O gado de elite que participará da 38ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do Sul de Mato Grosso (Exposul) já começou a chegar no parque de exposições da cidade. Mais uma vez, o nelore será a raça de gado predominante na exposição, mas também haverá espaço para outras raças e animais, seja nas baias ou nos leilões. Este ano serão realizados 10 leilões durante os nove dias de feira.
No geral, aproximadamente 450 bovinos estarão em exposição nos pavilhões do parque. São animais das raças nelore, nelore mocho, senepol, brahman e gir leiteiro, por exemplo, de diversas cidades. Além dos bovinos, estarão expostos ovinos das raças Texel, Santa Inês e Dorper. Cavalos e éguas também estarão nas baias. Uma das novidades será a mostra de mini-vacas e mini-bois.
Os leilões da Exposul, por sua vez, ofertarão ao todo cerca de 3.600 animais, entre bovinos das raças nelore, nelore mocho, guzerá, blonde caracu, brangus, senepol, braford, caracu, gir leiteiro, girolando, holandês e embriões. Na lista de animais que vão a leilão estão ainda equinos de várias raças, muares, jumentos, caprinos, ovinos, além de pôneis, mini-vacas, e mini-bois.
O produtor rural Marco Túlio Duarte Soares, da Associação dos Criadores do Sul de Mato Grosso (Criasul) e membro da comissão organizadora da Exposul, estima que a previsão este ano é de que os leilões faturem cerca de R$ 6,5 milhões. Em 2009, foram movimentados quase R$ 6 milhões. A perspectiva é positiva para os negócios nos leilões, segundo o organizador, devido à valorização da arroba do gado e à intensa procura por reprodutores.
Nesse contexto, Marco Túlio analisa que a expectativa é muito boa e que o carro-chefe dos leilões em 2010 deve ser a comercialização de reprodutores. “A procura por reprodutores está muito boa, principalmente da raça nelore”, diz o organizador.
Fomentando a competitividade e o ganho de qualidade, o Leilão Quality Criasul 2010, por exemplo, vai eleger o melhor criador de gado de corte da região sul do Estado.
JULGAMENTO – A 38ª Exposul contará com julgamento da raça nelore. Para este ano, Marco Túlio diz que é esperada uma maior participação de pecuaristas de gado de elite, uma vez que a Criasul colocou a feira local como obrigatória para o ranking estadual.
Haverá ainda julgamento de ovinos das raças Santa Inês e Dorper.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Primeira vez: MT receberá atletas de 23 países durante Campeonato Ibero-Americano

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa em 11 dias, em Cuiabá, com atletas de 23 países. A competição será...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img