20.6 C
Rondonópolis
, 27 maio 2024
 
 

Combate a exploração do trabalho infantil é tema de palestra

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Nesta semana, a cidade de Rondonópolis discute meios de ampliar os serviços para erradicar a exploração e o trabalho infantil
Nesta semana, a cidade de Rondonópolis discute meios de ampliar os serviços para erradicar a exploração e o trabalho infantil

Nesta semana, a cidade de Rondonópolis discute meios de ampliar os serviços para erradicar a exploração e o trabalho infantil. A solenidade de abertura foi marcada pelas palestras sobre ‘O trabalho infantil no Brasil’ e ‘O adolescente e o tráfico de drogas’.
A vice-prefeita Marília Salles, na ocasião representando o prefeito Zé Carlos do Pátio, falou da responsabilidade de todos em fiscalizar e denunciar. “Nós do Poder Público Municipal investimos em projetos para impedir o convívio dos jovens com as drogas e com o trabalho forçado. Por isso a necessidade de cada um fazer sua parte”, disse.
Na oportunidade, a secretária de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais, destacou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti, que atende cerca de 1.300 crianças e adolescentes com artes plásticas, atividades físicas e psicosociais. “Precisamos mostrar a sociedade que a Assistência tem o papel de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade e impedir a exploração. Crianças e adolescentes devem estudar”, completa.
Para a gerente do Departamento de Proteção Social Especial, Joelma Galvão, agora é hora de lutar pelo fim da exploração do trabalho de crianças, além de proteger o adolescente já inserido no mercado trabalho. “Com o tema ‘Não dê dinheiro à criança em situação de rua. Faça sua parte. Contribua para uma infância feliz. Lugar de criança é na escola’ o município busca valorizar esse público”, conta.
Joelma esclarece que os profissionais contam com o apoio do Ministério Público nas ações. “Já identificamos casos de mão-de-obra infantil na região da Feira da Vila Operária e na Avenida Lions Internacional e já desenvolvemos o trabalho de assistência, mas eles voltam ao local. Então buscamos o auxílio para que a família seja responsabilizada. Quando uma criança trabalha, ela pula uma etapa da vida”, destaca.
APRESENTAÇÃO CULTURAL
Cerca de 15 escolas municipais e estaduais também participam da programação que segue hoje (11) com o encerramento na Praça Brasil a partir das 8 horas. Os alunos são orientados por meio de palestras sobre a importância de combater o problema e assistem a peças teatrais alusivas ao tema com estudantes que frequentam o Peti.
ESTADO
Ontem, em Cuiabá, o Governo de Mato Grosso lançou o plano estadual pela erradicação do trabalho infantil. Veja a notícia na página A*8 desta edição.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Com fim de semana de trégua, chuva deve voltar ao RS nesta segunda

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas que podem...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img