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Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

ATC apresenta simulador de direção de caminhão e ônibus

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O equipamento também simula o tráfego em estrada sem asfalto, tempo chuvoso e outras dificuldades
O equipamento também simula o tráfego em estrada sem asfalto, tempo chuvoso e outras dificuldades

O diretor executivo da Associação de Transportes de Cargas (ATC), Miguel Mendes, apresentou ao diretor da 2ª Ciretran de Rondonópolis, Carlos Antônio Nazário, o primeiro simulador de  direção de caminhão e ônibus desenvolvido e fabricado no Brasil. A ideia é adquirir o sistema para formar condutores com mais segurança, sem colocar vidas em risco em acidentes.
Atualmente, as transportadoras são carentes de profissionais qualificados. Existe uma estimativa de aproximadamente 200 vagas em aberto para contratação em  empresas na cidade.
Segundo Carlos Nazário, a proposta de um simulador de  direção é  viável, uma  vez que capacita o  motorista  para trafegar com segurança. “O primeiro  passo para termos um modelo do simulador na cidade a ATC já deu. Estarei reunindo com os representantes da Associação das Autoescolas para apresentar o projeto e mostrar a importância desse sistema na formação de  novos condutores.  A  proposta será que eles  se reunam para adquirir um simulador para atender em forma de revezamento os  seus alunos”, disse.
Durante os últimos dias, os representantes da ATC promoveram um curso de formação de condutores com duração de sete dias e com uma carga de oito horas diárias. “Os alunos participaram de aula teórica, em seguida foram dirigir no simulador de direção e depois para aula prática em um caminhão de verdade”, explica Miguel Mendes.
Os representantes da ATC estão se organizando para adquirir, com ajuda de parcerias, um simulador de direção para a entidade que oferece cursos  para  formação de novos condutores.
Conforme o instrutor do simulador de direção João Carlos Raimundo Alves, o sistema oferece toda condição  de locomoção de um caminhão real. “As aulas duram entre 20 a 50 minutos. Neste  tempo, os condutores são colocados a diversas situações, durante uma locomoção de verdade, como troca de marchas, freios, consumo de combustível, quilometragem e outros. No final é emitido um relatório completo que serve como avaliação”, informa.
O equipamento também simula o tráfego em estrada sem asfalto, tempo chuvoso e outras dificuldades.
Os representantes da empresa que criou o software e desenvolveu o sistema estão na cidade a pedido da diretoria da ATC.

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