24.5 C
Rondonópolis
 
 

Entidades e órgãos se unem em campanha

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Crianças das escolas também recebem orientações e dicas de segurança de trânsito
Crianças das escolas também recebem orientações e dicas de segurança de trânsito

Em uma das maiores campanhas de trânsito já realizadas em âmbito local, o Município de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), conta com o apoio de 12 órgãos e entidades e a parceria de dezenas de empresas, órgãos, entidades e instituições. A campanha “Direção Consciente, Mais vida para gente” foi aberta dia 03 de maio e vai até o dia 28 do mesmo mês, com uma série de atividades, com foco principalmente educativo.
Conforme o secretário da Setrat, Donizete Aparecido Alves de Souza, a grande problemática do trânsito local está na falta de infraestrutura e na falta de conscientização e respeito às leis e normas. O secretário explica que a campanha vem no sentido de promover uma direção mais consciente entre os moradores. Nesse sentido, ele observa que a velocidade permitida na maioria das vias da cidade é de 40 km/h, o que já evitaria muitos acidentes. As únicas vias que permitem 60 km/h são a MT-270 e a avenida Presidente Médici, mas a maior parte dos condutores não obedece esses limites.
Donizete Aparecido enfatiza ainda que o maior problema no trânsito da cidade envolve motocicletas. São mais de 44 mil motocicletas nas vias da cidade e, consequentemente, o maior número de acidentes é com motociclistas. Nesse sentido, pontua a importância de cada um estar fazendo sua parte e não estar buscando culpados. “Pedimos que os motociclistas se conscientizem. Depois que ocorre o acidente, não tem como voltar no tempo. O maior prejudicado é o condutor”, externou.
Diante do alto número de acidentes de trânsito na cidade, a organização acredita que se faz necessário a realização de um trabalho contínuo e participativo, proporcionando ações que sensibilizem toda a população e mostrando que trânsito é vida e que a mudança de comportamento dos usuários do trânsito é que faz a diferença na busca de paz no trânsito. Todos os parceiros e apoiadores estão engajados na humanização do trânsito e no desenvolvimento da cidadania.
CAMPANHA
Entre as atividades previstas para serem desenvolvidas este mês estão palestras em diversos segmentos; apresentação de teatro com fantoches, com dicas de segurança de trânsito; pit-stop com orientação aos motoristas; distribuição de panfletos educativos de trânsito; blitz em vias de grande fluxo de veículos; passeata nas vias; ações nas empresas; e concurso nas escolas de redação e desenhos, com o tema Trânsito.
As atividades iniciaram na Região Salmem. O secretário Donizete Aparecido informou que as atividades também contemplaram reunião com presidentes de bairro da Unisal e, no fechamento, houve apresentação dos blocos Arerê e Psirico. Ele observa que houve uma grande participação das comunidades escolares nesta primeira semana. Nesta segunda semana as atividades contemplam a Região de Vila Operária, com grande participação do padre Lothar Bauchrowitz. Hoje, por exemplo, a blitz corretiva será em frente a Escola São José Operário.
Aliás, Donizete Aparecido lembrou do envolvimento das igrejas na campanha, a exemplo do Conselho de Leigos Diocesano (Igreja Católica), Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Associação dos Ministros do Evangelho (AME). Em relação ao concurso de redação e desenho, as escolas interessadas em participar devem procurar a Secretaria Municipal de Educação. Entre os prêmios estão uma bicicleta e um video-game.

Pólos de atividades da campanha de trânsito
Distrito Salmen – 04/05 a 07/05/2010
Vila Operária – 10/05 a 14/05/2010
Região Jardim Iguaçu  17/05 a 21/05/2010
Região Central   24/05 a 27/05/2010
Ação Global no SESI/CLUBE – 25/05/2010
Praça Brasil – Encerramento – 28/05/2010

Atividades a serem desenvolvidas em todos os pólos

Ações na comunidade escolar
Gincana Escolar do Transito
Palestras
Teatro
Blitz
Pit-stop
Orientação aos pedestres

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Louvável esse tipo de campanha, pois temos em nossa cidade muitos cabeça dura que se acham o máximo atrás do volante de um carro. É aí que mora o perigo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img