17.5 C
Rondonópolis
, 29 maio 2024
 
 

Novo trecho da ferrovia começa a avançar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A chegada dos trilhos em Rondonópolis não deverá ocorrer este ano, mas, sim, em 2011
A chegada dos trilhos em Rondonópolis não deverá ocorrer este ano, mas, sim, em 2011

Apesar do lançamento da retomada das obras em meados de 2009, somente agora em 2010 as obras do novo trecho da ferrovia Ferronorte, entre Alto Araguaia e Rondonópolis, começam a avançar de fato. São aproximadamente 220 quilômetros entre essas duas cidades que serão ligadas pela ferrovia. Quem acompanha de perto o deslanchar das obras é o prefeito de Itiquira, Ernani José Sander, o Nani (PSDB), que também receberá os trilhos da ferrovia em seu município nesse novo trecho.
Com a instalação do canteiro de obras da Ferronorte em Itiquira, a cidade já registra o aumento na sua movimentação. O canteiro central das obras foi montado na antiga Casemat, em Itiquira. Conforme Nani, mais dois canteiros devem ser instalados, sendo um na divisa de Itiquira com Alto Araguaia, na Fazenda Romera, e outro na região do “Mineirinho”, junto ao canteiro de obras da usina. “Em Itiquira já não acha mais casa para alugar”, conta o prefeito, observando que a oferta de empregos aumentou.
O prefeito Nani relatou ao Jornal A TRIBUNA que as obras de terraplenagem, para receber os trilhos da ferrovia, já avançaram 13 quilômetros, sentido Alto Araguaia a Itiquira, mas a etapa de construção dos trilhos não iniciou. Atualmente, ele conta que as obras de terraplenagem estão dentro do município de Itiquira, em área de chapadão, de lavoura. Aliás, o chefe do executivo do município vizinho atesta que um trecho da obra da Ferronorte, em área de cerrado nativo, ainda não foi liberado pelo Ibama.
Conforme Nani, o período chuvoso atrapalhou um pouco o andamento das obras nesse começo de ano. Ele informa que os trabalhos para receber os trilhos iniciaram efetivamente em janeiro deste ano e, após o carnaval, foram intensificados. A promessa é que agora, com a interrupção das chuvas, o ritmo seja acelerado. De qualquer forma, o prefeito diz estar animado com o andamento das obras. “Estou bem esperançoso. Dá gosto de ver as obras”, disse, informando que os trabalhos estão bem encaminhados.
Na verdade, o prefeito de Itiquira fundamenta esse otimismo com números. Ele estima que já são aproximadamente 400 trabalhadores, 70 caminhões novos e 18 retroescavadeiras grandes no trecho, contando com a perspectiva de aumentar esses números. A intenção, segundo ele, é chegar a 200 caminhões trucados novos no trecho e quase 1.000 trabalhadores.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Essa ferrovia levou anos para iniciar, andou a passos de jaboti e somente Deus sabe quando vai chegar em Rondonópolis. Estender os trilhos até Cuiabá, então, até o Todo Poderoso duvida.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Barroso dá 72 horas para SP explicar edital de câmeras para polícia

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, deu 72 horas para o governo de São...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img