20.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Acidente mata nove índios Xavante

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A caminhonete em que os índios viajavam bateu em um ônibus
A caminhonete em que os índios viajavam bateu em um ônibus

Um grave acidente entre uma caminhonete e um ônibus na BR-158 que vitimou nove índios da etnia Xavante da aldeia Piqui, em Nova Xavantina , pode ter sido causado por problemas mecânicos. É o que diz um agentes da PRF que atendeu a ocorrência e o chefe substituto da Funai em Nova Xavantina.
O acidente ocorreu anteontem, por volta das 21h. Uma caminhonete com 17 índios tinha ido à cidade para retirar o benefício mensal concedido pelo governo, quando na volta o veículo invadiu a pista contrária e bateu de frente com um ônibus que vinha em sentido contrário. Sete índios morreram na hora. Dez foram levados para o hospital em Barra do Garças, e dois vieram a óbito enquanto eram atendidos. O motorista do ônibus sofreu apenas ferimentos leves e já está fora de perigo.
O chefe substituto da administração Nau-Parabuburi da Funai, Orestes Teserenhotbza Edzane diz que os índios são de uma aldeia pequena distante cerca de 60km da cidade: “São mais ou menos 50 pessoas, é um vilarejo pequeno, foi separada da aldeia Mutum há pouco tempo”.
Segundo a PRF, latas e garrafas de cerveja foram encontradas na caminhonete dos indígenas. O chefe substituto da Funai admite que os índios podem ter bebido: “Não podemos afirmar que o acidente foi causado pela bebida, mas sabemos que o alcoolismo entre indígenas da etnia Xavante é um  problema social grave”. Orestes Edzane, no entanto, diz que falta estrutura para atender adequadamente os índios na questão do transporte: “Não existe outra forma de locomover esses índios, na maioria dos casos as caminhonetes estão em estado precário, como a do acidente de ontem [anteontem]”.
Luiz Cláudio Brito é agente da PRF de Água Boa. Ele atendeu a ocorrência. “Uma testemunha nos procurou e disse ter ouvido forte barulho na suspensão”, disse.
A perícia da Polícia Judiciária Civil não compareceu ao local na hora do acidente pois estava trabalhando no caso do assalto ao Banco do Brasil de Canarana  e por isso não puderam realizar a perícia na hora do acidente. “Mas o veículo vai ficar guardado à disposição dos peritos para descobrir as causas do acidente”, afirma o agente. (Fonte: Tvcaonline)

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Sacanagem. A maioria dos índios que vem a cidade fazer compras nos supermercados não respeitam ninguém, porque eles se acham acima do bem e do mal, alem de causar transtorno nos próprios supermercados e diversos locais abrindo alimentos em dependências do estabelecimentos, alem que virou moda né, índios com o odor de pura cachaça, tomando pinga e dirigindo. P/ cidadão de outra etnia gera até prisão e os índios o que acontece? NADA.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img