30.6 C
Rondonópolis
 
 

2010 começa com avanço da dengue

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Desde a semana passada, a grande quantidade de pessoas com sintomas suspeitos de dengue tem superlotado o Pronto Atendimento Municipal, o PA. A estrutura existente não tem conseguido atender a demanda.
Desde a semana passada, a grande quantidade de pessoas com sintomas suspeitos de dengue tem superlotado o Pronto Atendimento Municipal, o PA. A estrutura existente não tem conseguido atender a demanda.

O ano de 2010 chegou com uma procura intensa às unidades hospitalares de Rondonópolis. O motivador dessa procura tem sido uma velha conhecida da população: a dengue, causada pelo mosquito Aedes aegipty. O agravante é que complicações da doença e casos de dengue hemorrágica, que podem levar à morte, têm se multiplicado neste começo de ano na cidade. A situação já deixa autoridades e a população preocupadas.
A doença tem causado transtornos tanto em unidades com foco no atendimento público quanto naquelas com foco no atendimento privado. O Hospital Materclin, unidade particular, por exemplo, contava com dois pacientes na tarde desta segunda-feira (11/01) com dengue hemorrágica. A Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, tem registrado ultimamente uma média de 30 notificações de casos suspeitos de dengue por dia na unidade.
Os casos de dengue vem crescendo de forma acentuada em Rondonópolis desde novembro de 2009. Mas os casos de dengue hemorrágica voltaram a preocupar a cidade no fim de dezembro. Conforme apuração do Jornal A TRIBUNA, foram dois casos de dengue hemorrágica no fim do mês passado somente na Santa Casa e, neste mês de janeiro, já são contabilizados sete casos na unidade, sem contar os casos das demais unidades. Há, inclusive, um bebê de seis meses de idade em estado grave com dengue hemorrágica na Santa Casa.
“Nunca trabalhei tanto com dengue como trabalhei nos últimos 30 dias”, afirmou o médico infectologista Juliano Bevilacqua, que atua na Santa Casa, Hospital Materclin e Hospital Regional de Rondonópolis. Apesar de não ter números exatos, o profissional se mostrou preocupado com o avanço da doença desde o começo do período chuvoso na região. Além de muitos casos clássicos da doença, citou que também tem havido muitos casos com complicação e dengue hemorrágica na cidade.
O único ponto positivo, até o momento, é que não foi contabilizada nenhuma morte por dengue nos últimos meses na cidade. Mesmo assim, Juliano Bevilacqua alertou que é preciso agir preventivamente contra a doença, não depois do problema já instalado, haja vista a letalidade da dengue.
DADOS OFICIAIS
A Prefeitura de Rondonópolis, através do Departamento de Saúde Coletiva, repassou ontem ao Jornal A TRIBUNA que ainda não possuía os números oficiais de casos de dengue referentes a este mês de janeiro na cidade.

Casos graves da região param no Hospital Regional
O Jornal A TRIBUNA já havia mostrado na semana passada que as complicações de dengue têm sido, ultimamente, uma das grandes preocupações do Hospital Regional de Rondonópolis. Conforme o adiantado, com o período chuvoso, a cada dia tem aumentado o número de pacientes com a doença encaminhados à unidade. São pacientes de toda a região sul de Mato Grosso, gerando considerável aumento no fluxo de atendimentos do hospital. Diante do quadro, a direção do hospital reforçou a necessidade das ações preventivas, evitando o acúmulo de locais propícios à criação do mosquito da dengue.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Dengue em vasos e pratos nunca mais !
    Com muita luta estamos lançando Pratos Anti Dengue que não permite ao aedes desovar e economiza agua.
    Patente Anti Dengue de Vasos e Pratos com patente deferida pelo
    INPI ( Instituto Nacional de Propriedade Industrial ) e pela Secretaria de Vigilancia e Saude-Ministerio da Saude.

    Dengue o combate é todos os dias !

  2. Gostaria apenas de comunicar que moro próxima ao Planvile, e ali é um dos focos da dengue, pois oitenta por cento dos moradores estão ou ja tiveram a doença.Por favor senhor Prefeito faça alguma coisa por nóssssssssssssssss.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img