24.6 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Stábile difunde propostas em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

À esquerda, os advogados José Sebastião, Francisco Faiad, Cláudio Stábile (candidato a presidente da OAB-MT), Adalberto Lopes, o jornalista Márcio Sodré, e os também advogados Paulo Cirilo e Duílio Piato: visita ao A TRIBUNA na tarde de ontem
À esquerda, os advogados José Sebastião, Francisco Faiad, Cláudio Stábile (candidato a presidente da OAB-MT), Adalberto Lopes, o jornalista Márcio Sodré, e os também advogados Paulo Cirilo e Duílio Piato: visita ao A TRIBUNA na tarde de ontem

O candidato a presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) Cláudio Stábile, que encabeça a chapa “Pela Valorização do Advogado”, e o candidato a conselheiro federal Francisco Anis Faiad, atual presidente da Ordem no Estado, estão propagando suas propostas de campanha aos advogados de Rondonópolis nesta quinta e sexta-feira (29 e 30/10). As eleições para a OAB-MT serão realizadas no dia 19 de novembro próximo. A chapa concorrente é a “OAB Independente”.
A vontade de ver uma maior valorização da advocacia, segundo o candidato, o motivou à candidatura. “Além da vontade individual de lutar pelo fortalecimento da sua profissão, o advogado é conduzido pelo movimento da advocacia do qual faz parte. E eu sempre participei das lutas da advocacia em Mato Grosso”, argumentou, lembrando que, dentro da Ordem, já participou do Tribunal de Ética, das Câmaras Julgadoras, Comissões Temáticas, além de ser conselheiro estadual eleito por três mandatos. Hoje é diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) e vice-presidente da Comissão de Exame da Ordem.
Uma das prioridades da chapa, conforme Stábile, é a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados. Para isso, uma ideia é a criação de núcleos do Tribunal de Defesa das Prerrogativas nas Subseções. O candidato entende que a violação da defesa dos advogados é muito ruim não só para os profissionais, mas para a sociedade. Ele explica que, muitas vezes, o cidadão, para exercer seus direitos diante de uma autoridade, precisa estar protegido pelo advogado amparado nas prerrogativas da profissão. “Não é um privilégio ao advogado. A autoridade, muitas vezes, faz o que quer e o cidadão não tem nada o que fazer”, justifica.
Outra prioridade que o candidato externou é a luta para contribuir com a estruturação do poder judiciário. “O Estado está crescendo e não está fazendo investimentos na mesma proporção. E a tendência é a estagnação dos serviços forenses. Estamos andando por todo o Estado e a reclamação é geral quanto à falta de juiz, servidores e estrutura. O que a OAB pode fazer é estabelecer uma luta incansável perante as autoridades que têm estas responsabilidades, para que elas voltem os olhos a estes problemas”, disse. Em Rondonópolis, por exemplo, há a carência de dois juízes e 48 servidores no Fórum, sendo que existem 43 aprovados em concurso esperando convocação.
Conforme Cláudio, a gestão atual, presidida por Faiad, procurou dentro das possibilidades, atender Rondonópolis com várias benfeitorias, entre elas a clínica odontológica, livraria do advogado e a farmácia. “Nós pretendemos avançar em novas conquistas, estando sempre ao lado da Subseção de Rondonópolis, ouvindo os advogados nas suas prioridades”, afirmou, acrescentando que pretende trazer cursos de atualização para os profissionais da cidade, através da ESA, e fazer com que a Caixa esteja cada vez mais presente em suas vidas.
Entre os projetos, Stábile disse que pretende lançar o programa “Anuidade Zero”, já usado em outras entidades de outros estados. A proposta pretende beneficiar os 8.800 advogados atuantes na OAB-MT, através do fornecimento de um cartão fidelidade com convênios com empresas de segmentos variados. Com o uso do cartão, os profissionais obterão bônus nas suas anuidades, que podem chegar até 100%. Como mensagem, repassou que a sua chapa possui um projeto em que a OAB estará ao lado do advogado no seu dia-a-dia, valorizando o profissional. Por isso, externa que precisa do apoio e do voto de todos os advogados da região de Rondonópolis.
Como forma de inclusão dos jovens advogados, Stábile acredita que é preciso fortalecer a participação desses profissionais nas comissões temáticas da Ordem. Hoje são 31 comissões existentes. “O jovem advogado deve entrar na Ordem através dessas comissões, onde eles podem mostrar seus trabalhos, participar de eventos, se atualizar, dar sugestões… Conhecer a entidade para estar sendo preparado a ocupar cargos eletivos na OAB”, argumenta. “É o jovem advogado que oxigena a entidade”, acrescenta, lembrando de projetos de pós-graduação e cursos a distância para esses jovens.
Ontem, às 19h, no Grand Beer, Stábile fez uma confraternização mais focada nos jovens advogados, com até cinco anos de profissão, que não podem exercer cargos eletivos na Ordem. Hoje, fará visitas nos escritórios de advogados da cidade, ao longo do dia, e a confraternização com os advogados em geral será às 19h, na sede local da Subseção.
A comitiva também contou com a participação dos advogados José Sebastião Campos Sobrinho, Paulo S. Cirilo e Duílio Piato, candidatos ao conselho estadual, e o candidato a presidente da Subseção da Ordem em Rondonópolis, Adalberto Lopes de Sousa.
O CANDIDATO
Cláudio Stábile nasceu em Centenário do Sul (PR), mas foi criado em Londrina (PR), onde fez todo o seu estudo, inclusive o curso de Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), concluído em 1985. A atuação profissional foi iniciada em Tangará da Serra, entre 1986 e 1987 e, na sequência, transferiu-se para Cuiabá, onde atua até hoje na área da advocacia empresarial. É casado e possui dois filhos. É professor universitário há 16 anos.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Instituto de Previdência: Eleição do Impro, que ocorre em junho, tem chapa única

Marcada para acontecer no próximo dia 4 de junho, a eleição da nova diretoria do Instituto Municipal de Previdência...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img