20.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Alunos ajudam a recuperar patrimônio escolar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Alunos executam o conserto de carteiras escolares na Escola Daniel
Alunos executam o conserto de carteiras escolares na Escola Daniel

“Patrimônio Público: bens de todos, responsabilidade de cada um”. Esse é o projeto que vem sendo realizado na Escola Estadual “Daniel Martins Moura”, no bairro Vila Operária, envolvendo o conserto de carteiras escolares danificadas. O projeto vem diminuindo as despesas com danos ao patrimônio público e ajudando a conscientizar os alunos da importância de preservar o ambiente físico onde estudam.

De autoria do professor Alexandre Moraes, o projeto envolve 12 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Conforme a coordenadora da escola, Maria Aguiar Galvão, colaboradora do projeto, no começo deste ano, a unidade chegou a gastar R$ 3 mil com o conserto de 100 carteiras. “Os alunos depredam demais o patrimônio público”, conta. Ao observar esse gasto contínuo, Maria Aguiar externou a possibilidade da compra de equipamentos e matéria-prima para a realização do conserto por conta própria.

A coordenadora diz que a ideia foi acatada, sendo gasto nem R$ 800,00 com equipamentos e matéria-prima. O professor Alexandre juntou 12 alunos, mesclando alunos com boas notas e com problemas de indisciplina. O projeto começou em maio passado, sendo realizado toda quinta-feira. Um dos alunos chamados, que havia passado pela Obra Kolping, repassa o conhecimento adquirido aos demais beneficiados, para realização do conserto. Alexandre faz o acompanhamento do projeto.

O professor Alexandre Moraes, junto com os alunos beneficiados com o projeto na Escola Daniel, em Vila Operária
O professor Alexandre Moraes, junto com os alunos beneficiados com o projeto na Escola Daniel, em Vila Operária

“A intenção é recuperar as carteiras que são quebradas e ir promovendo a conscientização entre os alunos da preservação do patrimônio público”, reforçou Maria Aguiar, lembrando que os integrantes do projeto saem de sala em sala, orientando e despertando a atenção dos demais estudantes para a necessidade de preservar as carteiras que eles consertam. Toda semana são consertadas em média 50 carteiras. Agora, repassa que a escola vem buscando uma parceria com o Governo do Estado, no sentido de garantir uma capacitação dos alunos envolvidos no projeto, visando o ingresso no mercado de trabalho.

Com a iniciativa, a Escola Daniel tem observado uma diminuição do número de carteiras quebradas e ainda a evolução disciplinar dos alunos envolvidos, tanto em sala de aula como fora dela. A coordenadora destaca que o mais positivo é o despertar da consciência dos alunos. “Com o projeto, ganhamos muito no lado humano”, garantiu.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Olá,
    Achei esta iniciativa um exemplo que deveria ser seguido por todas as escolas, pois, não podemos contar somente com a ajuda do Governo. Temos que fazer a nossa parte.
    Gostaria de saber se é possível ter acesso ao projeto, pois, estou iniciando um projeto de intervenção em relação ao Patrimônio Público Escolar, sobre uma Escola em que realizei meu estágio?
    Agradeço desde já pelo apoio e compreensão de todos.
    Att,
    Elleoni

  2. Gostaria que você me enviasse a cópia deste projeto pois ele se encaixa perfeitamente em um ação que estou desenvolvendo na minha escola: Colegio Estadual Joao Dias Sobrinho, em Divinopolis do Tocantins, ficarei muito feliz em recebe-lo.

  3. Caro Professor Alexandre Moraes,

    Gostaria de parabenizá-lo por este maravilhoso projeto, professores como você que o Brasil precisa.
    Estou eleborando um projeto similar com a recuperação de banheiros da escola, você poderia me enviar uma cópia do seu projeto?
    A intenção é futuramente extender o projeto para vários outros espaços da escola que hoje sofre muito com o vandalismo e depredações dos próprios alunos.
    meu e-mail é: [email protected]
    Grata,
    Silvana M. Franceschini
    Professora Mediadora e Comunitára

  4. Por favor, eu gosto muito de saber mais sobre a preservação do meo ambiente e estou buscando justamente este tem e encontrei essa maravilhosa materia.
    Quero fazer um trabalho onde eu diga exatamente qual o beneficio de nao quebrar carteiras, isso falando em preservação ambiental, qual o maior beneficio ao deixar de quebrar uma carteira por exemplo? É usado uma árvore para confecção de outra é reciclavel? O que mais é usado, qual a maior economia nesse sentido?
    Você poderia me ajuda? Amei esse projeto parabéns.
    [email protected]

  5. Se todas as escolas fizessem assim como esta, hoje não haveria tanta destruição do patrimômio público.Aqui em nossa cidade, existe uma escola onde minha filha estuda que funciona assim:quebrou pagou, sujou limpou e ainda os pais precisam comprar a tinta e pintar a onde foi sujo ou rabiscado.Na hora da matricula, já assinamos um termo de compromisso.As coisas só funcinam dessa forma. Pois hoje,a profissão de professor não tem mais valor e nem respeito pelos próprios estudantes,e esta faltando compromisso dos pais com o estudo do seu filho e com a própria escola.Parabéns professor Alexandre pela iniciativa.Espero que sirva de exemplo para outras escolas.

  6. Esse, projeto é maravilhoso, mesmo porque estamos ajudando na formação de cidadão conscientes do seu verdadeiro papel dentro da sociedade em que vive.
    Uma ação perfeita, mostra que a responsabiliodade de concervação do patrimonio público é de todos nós.
    Parabéns pela iniciativa!

  7. Muito bom, estou diretor de uma escola e gostaria de elaborar um projeto sobre a preservação do patrimonio escolar, e gostaria que se fosse possivel me envisasse com certeza me ajudaria bastante.

    Agradeço Antecipadamente.

  8. Gostaria que vocês pudessem me enviar uma cópia deste projeto, pois onde leciono há um desrespeito e falta de conscientização pela preservação do patrimônio escolar.
    Desde já agradeço pela colaboração.

  9. Gostaria de mais informações sobre esse Projeto, uma vez que estamos estudando de implantação de um projeto similar em Unidades Prisionais em nosso Estado, com o mesmo objetivo, o de recuperar cadeiras.
    Se possível telefone e e-mail para contato.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img