30.3 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Rondon e os Meios de Comunicação em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Momento da abertura da mostra e posse do presidente Crisóstomo da Silva Franco, na presidência da Associação dos Amigos do Museu Rosa Bororo
Momento da abertura da mostra e posse do presidente Crisóstomo da Silva Franco, na presidência da Associação dos Amigos do Museu Rosa Bororo

O aniversário de nascimento do patrono das Comunicações, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, é comemorado no município com uma exposição sobre a passagem do desbravador pela cidade que recebe seu nome. A exposição “Rondon e os Meios de Comunicação em Rondonópolis” reúne fotos, jornais, gravações em fita cassete e documentários, além de objetos antigos e peças históricas. Organizada pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do Município, a exposição foi aberta na noite de terça-feira, dia 5 de maio, e permanece no Museu Rosa Bororo, na região central da cidade, até o dia 28.

A exposição conta detalhes da história do responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas no país. Ela mostra também a comitiva de homens que implantou o sistema de comunicação na região sul do Estado. Na exposição, a população tem acesso a objetos que pertenceram a Rondon e outros que registram a passagem do militar na região, na década de 1920. A história contada por jornais e documentos antigos, fotos e utensílios de Rondon é aberta a toda comunidade escolar e a população em geral, no período de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

rondon-e-os-meios-de-comunicacao-em-rondonopolis-06-05-09Membro da Academia Mato-grossense de Letras e filho de Francisco Bispo Rocha, primeiro comunicador de Rondonópolis, o escritor e advogado Ailon do Carmo vê na exposição um resgate da história, pelos diferentes meios de comunicação, como rádio, televisão, internet e jornal. “É uma forma de apresentar aos jovens a história de Marechal Cândido Mariano Rondon, ícone da história de Rondonópolis”, afirma.

NOVA DIRETORIA
A solenidade de abertura da exposição comemorativa ao Dia da Comunicação foi marcada pela posse da nova diretoria da Associação dos Amigos do Museu Rosa Bororo, que é presidida pelo músico Crisóstomo da Silva Franco e vai comandar a entidade pelos próximos dois anos. Na vice-presidência fica a professora aposentada Arolda Dueti Silva. Para o cargo de 1ª secretária assumiu Vanivalda Miranda Tápias; 2ª secretária – Edithe Dourado; 1º tesoureiro – Maurílio Fagundes Chaves e; 2º tesoureiro – Rubens de Oliveira.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img