22.1 C
Rondonópolis
 
 

Nova ferramenta de avaliação do desempenho profissional

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Educação estadual terá em 2009 Avaliação de Desempenho Profissional. A nova ferramenta será um instrumento para desenvolvimento profissional, responsabilização e melhoria da aprendizagem. O tema abordado nas reuniões entre professores, formadores, gestores e a equipe da Secretaria de Estado de Educação foi abordado durante palestra internacional com especialista da Universidade de Lisboa, professor Domingos Fernandes.

Fernandes apresentou para mais de 500 gestores e formadores do Centro de Formação e Atualização Profissional (Cefapros), resultados dessa prática social que tem como objetivo melhorar o desenvolvimento de competências pessoais e institucionais. Para o palestrante, avaliar é melhorar. E para ser implementada a prática deve ser feita de forma coletiva, não linear, envolvendo tanto avaliador como avaliado.

Segundo Fernandes, é preciso reformular o conceito de avaliação.

Tirar a carga cultural negativa, por ter sido sempre associada a ações punitivas. “Ela deve ser formativa, com feedback, no intuito de melhorar”. A avaliação profissional visa trabalhar com as pessoas, tendo como foco ressaltar os pontos profissionais favoráveis e aprimorar aqueles menos favorecidos.

Os critérios apresentados pelo pesquisador reúnem experiências vivenciadas nos mais de 20 anos de trabalho no assunto. Entre os pontos de destaque está a necessidade de rigor na avaliação, democracia, transparência, contextualização, publicação e ética, para não haver qualquer tipo de discriminação.

Na Seduc, a superintendente de Gestão de Pessoas, professora Francismeire Pedrosa Silva, esclarece que a Educação estadual deu a largada na aplicação desse instrumento de desenvolvimento profissional. O processo de avaliação é complexo, está na fase de sensibilização e elaboração. Quando colocado em prática, a equipe analisará uma série de pontos que resultarão desde questões legais, administrativas, passando por elevação de nível de qualidade e produtividade e valorização dos servidores.

A avaliação implementada no Estado é um instrumento a mais para conhecer o desempenho da educação estadual. Conforme Francismeire, o trabalho pretende articular os resultados com os índices das escolas. Os resultados apontarão os pontos fracos na educação ajudando a implementação das ações para melhorar. “A avaliação busca entender onde estamos e a meta que pretendemos atingir”, conclui.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img