29.6 C
Rondonópolis
, 22 maio 2024
 
 

União completa hoje 40 anos de fundação

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foi exatamente no dia 28 de abril de 2010 que o União Esporte Clube tornou-se, pela primeira vez, campeão de Mato Grosso
Foi exatamente no dia 28 de abril de 2010 que o União Esporte Clube tornou-se, pela primeira vez, campeão de Mato Grosso
Um dos times formados pelo União na década de 70. À esquerda, os dirigentes Dilson Cardozo e o saudoso Antonio Lourenço Neto, o Campo Limpo
Um dos times formados pelo União na década de 70. À esquerda, os dirigentes Dilson Cardozo e o saudoso Antonio Lourenço Neto, o Campo Limpo

Hoje é um dia muito especial para os torcedores do União Esporte Clube. Há exatamente 40 anos, nascia um dos clubes de futebol de Mato Grosso que ostenta uma das  maiores torcidas do Estado. O dia 6 de junho de 1973 marca uma data cheia de significados para os torcedores vermelhinhos, a fundação do clube.
O Colorado veste uma indumentária predominantemente vermelha, cores que ressalta facilmente na alvoraçada torcida nos jogos do seu time do coração. Apesar de uma história marcada por quatro décadas de atuação na elite do futebol do Estado, onde o clube foi formando uma torcida impar na cidade, o time não conseguiu retribuir com títulos.
Ao longo desses anos, o União foi conhecido como o time que mais vezes chegou à final do Campeonato Mato-grossense. Foram um total de 10 finais jogadas, ficando nove vezes como vice. Somente 36 anos depois de sua fundação, que o clube conseguiu que seus torcedores soltassem o grito de campeão estancado em suas gargantas.
Foi exatamente no dia 28 de abril de 2010 que o União Esporte Clube tornou-se, pela primeira vez, campeão mato-grossense de futebol. Apesar de ostentar apenas um título, o Colorado é um dos poucos times do Estado que participou de todas as edições do Mato-grossense desde a sua fundação. Formado pela união de quatro times amadores: Santos, Paraibana, Comercial e Olaria, o União tem como seu principal rival em Rondonópolis o Vila Aurora.
Outro momento marcante na história do clube foi a vitória sobre o Internacional de Porto Alegre por 1 a 0 no dia 18 de fevereiro de 2009,  pela Copa do Brasil. Na ocasião, o autor do gol foi o atacante Diogo.
Além disso, sobre o gramado do estádio Luthero Lopes, também pela Copa do Brasil, na inauguração da praça esportiva, o União enfrentou o Grêmio de Porto Alegre de Ronaldinho Gaúcho que, apesar da derrota colorada por 4 a 0, a lembrança ficou marcada, porque logo a estrela de Ronaldinho brilhou no planeta do futebol.

Torcedores relembram sua história de amor pelo clube

Wilson, o ‘Queijinho’ e seu irmão Vilson: externam o fanatismo pelo no União na casa onde moram
Wilson, o ‘Queijinho’ e seu irmão Vilson: externam o fanatismo pelo no União na casa onde moram

Na festa de aniversário do Colorado é presença certa de dois torcedores símbolos da torcida vermelhinha. Wilson de Sousa Silva, de 47 anos, o ‘Queijinho’  e de seu irmão Vilson de Sousa Silva, de 49 anos, que são apenas alguns anos mais velhos que o clube, são dois apaixonados torcedores do União Esporte Clube.
Para o dia de hoje, os dois irmãos disseram à nossa reportagem que a data é duplamente especial para eles, pois tem sua matriarca Almerinda de Sousa Silva, que estará fazendo 73 anos e que também é torcedora do Colorado. “Estamos pensando em fazer um bolinho para comemorar o aniversário de mamãe e os 40 anos de vida do nosso time do coração”, falaram orgulhosos das datas comemorativas.
O irmão mais velho, Wilson, relembra com orgulho dos esforços que teve que fazer para ver os primeiros jogos de seu recém formado time. “Era muito bom, o estádio ficava ali, onde hoje é o Atacadão. Eu ia para lá nos dias de jogos e pulava o muro para não perder o jogo”, recorda.
Em suas peripécias para não perder os jogos do União, os irmãos contaram ainda que uma vez entraram no estádio no carro da polícia. Segundo eles, entraram na parte de trás da viatura que estava aberta, porém, o policial viu e parou o carro, mas quando percebeu que eram eles, por conhecer seu amor pelo time, não os repreenderam. Além disso, recordam rindo das vezes que os guardas corriam atrás deles com um bambu quando pulavam o muro.
Acerca da história da lavadeira, que segundo contam o clube não pagou seus serviços e então ela teria feito uma bruxaria e por isso o time era sempre vice, os irmãos disseram não acreditar. Porém, eles fizeram uma ressalva, porque em seu entender, ‘foi só pagar a dívida’ e o União levantou o caneco de campeão.
Com relação à Copa do Mundo do ano que vem, Wilson e Vilson disseram que não querem perder os jogos das seleções que forem jogar em Cuiabá. “Queremos ir nos jogos, más o principal é representar o União, para isso queremos ir com uma camiseta metade amarela e metade vermelha para que o colorado fique conhecido no mundo todo”, comentaram.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Começa amanhã consulta a maior lote de restituição do IR da história

A partir das 10h desta quinta-feira (23), cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img