27.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Delegação de MT viaja para o Brasileiro

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Atletas de jiu jitsu posam para fotos  - 27-06-13

Paulo César Venâncio: “as chances de medalhas e boas colocações são grandiosas”
Paulo César Venâncio: “as chances de medalhas e boas colocações são grandiosas”

A delegação mato-grossense de jiu-jitsu viajou ontem (27) para São Paulo onde vai participar do Campeonato Brasileiro da modalidade, que começa nesta sexta (28) e segue até domingo (30) no complexo esportivo Ibirapuera. Segundo o diretor de eventos da Federação, Paulo César Venâncio, a equipe conta com atletas experientes, mas boa parte participa do Brasileiro pela primeira vez.   Rondonópolis será representada por 45 lutadores, atletas experientes em competições no país, inclusive em mundiais. “Todos seguem bem confiantes em conquistar medalhas e boas colocações. Este ano são duzentos atletas para representar nosso Estado. a maior participação até hoje nesse campeonato”, afirma Venâncio.
A delegação mato-grossense contou com o apoio do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Ananias Martins de Souza Filho, que viabilizou o transporte para os atletas de 18 municípios de Mato Grosso: Rondonópolis, Jaciara, Campo Verde, Cuiabá, Cáceres, Primavera do Leste, Várzea Grande, Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Dom Aquino, Canarana, Barra do Garças, Tangará da Serra, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres, Nova Olímpia e Arenápolis.
O Jiu-Jitsu é um esporte que exige força, habilidade, concentração e disciplina. Por isso, os treinos foram intensificados nos últimos dias.  Para Edicarlos Prioli, de Rondonópolis, não basta só subir no pódio. Além do ouro na categoria meio pesado, ele quer sair com a vitória em outro desafio. “Treinei para disputar o absoluto, onde o prêmio é 3 mil reais”, afirma o atleta. Jhenis tem apenas 15 anos e é tricampeã brasileira de jiu-jitsu. A menina de Rondonópolis diz que cada campeonato é diferente e com suas próprias dificuldades, mas mesmo assim vai buscar o ouro mais uma vez. “Vou dar trabalho à minha adversária”, conta. Campo Verde será representado por mais de 40 atletas. Entre eles, Marcos José de Souza, faixa preta, categoria master que treina há 14 anos e coleciona títulos, inclusive em brasileiros e mundiais. “É muita responsabilidade representar o Estado, mas são 14 anos de muita dedicação pra chegar lá e mandar bem”, fala confiante o jovem atleta.
A delegação conta ainda com exemplo de superação. De Cáceres, o atleta Marcelo Braga de Alencar vai disputar a categoria adulto e para deficientes. “Sofri um acidente de moto anos atrás e mesmo sem uma perna, não sou diferente na hora de lutar. O esporte me ajudou a encontrar nova motivação”, diz ele.  Além de aprimorar a técnica no tatame, os atletas também precisam ficar atentos à balança, já que a pesagem feita no dia da competição tem que corresponder à categoria em que estão inscritos. O rondonopolitano Cleyson Rezende vai lutar na categoria pluma juvenil, até 58 quilos e teve que se dedicar mais ao peso antes de seguir viagem. “Eu revezo três horas no tatame e duas ou três na academia. Faço esteira, bicicleta, preciso perder 3 quilos”, diz ele.
Para Paulo Venâncio, as chances de medalhas e boas colocações são grandiosas. “Esta é a maior delegação de Mato Grosso num Brasileiro. Estamos seguindo viagem com muitas promessas no tatame. Atletas preparados de todo estado que vão fazer de tudo para representar bem Mato Grosso”, afirma.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Especialistas alertam: hipertensão arterial também ocorre na infância

Embora a hipertensão arterial seja doença de maior prevalência em adultos, afetando cerca de 30% da população brasileira, o...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img