30 C
Rondonópolis
 
 

Equipes ficam de olho na Red Bull nos testes

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Vettel é apontado como favorito ao título da temporada de 2012

Na próxima terça-feira, no Circuito da Catalunha, em Barcelona, os técnicos das equipes adversárias da Red Bull vão ser menos discretos para observar o modelo RB8-Renault do alemão Sebastian Vettel e do australiano Mark Webber. O carro tem uma tomada de ar no degrau do bico. Como seu projetista, Adrian Newey, é o mais criativo da Fórmula 1 e, em geral, suas soluções costumam fazer a diferença a seu favor, será preciso descobrir logo a verdadeira função da tomada de ar e, caso se mostre decisiva para melhorar o desempenho, adotá-la também.
Até a próxima sexta, 11 dos 12 times da Fórmula 1 vão treinar com seus modelos de 2012. A única exceção é a Hispania. “Minhas mãos ficam congeladas”, afirmou Mark Webber, durante o primeiro ensaio geral, de 7 a 10 deste mês, em Jerez de la Frontera, na Espanha. O australiano reforçava o que afirmara pouco antes Newey: “A tomada de ar destina-se a refrigerar o cockpit”. Quem ouviu o genial engenheiro inglês, recordista de títulos (oito), bem como Webber, sorriu para ser simpático, não acreditando na explicação. O mais provável é que sua principal função seja mesmo aerodinâmica.
O modelo RB8 deixou muito boa impressão no teste, pela velocidade e constância dos tempos registrados por Vettel e Webber, daí o interesse dos concorrentes em tentar compreender logo seus segredos. Há quem acredite que há no RB8 uma ligação entre a tomada de ar no bico e a porção final do assoalho, para substituir em parte a proibição de usar os gases do escapamento para gerar maior pressão aerodinâmica.
Engenheiros da McLaren, Ferrari e Mercedes, por exemplo, vão analisar mais detalhadamente, em Barcelona, se Newey não continua utilizando os gases do escape, apesar das restrições este ano, para reforçar a geração de pressão aerodinâmica, recurso melhor explorado por Newey em 2011. Essa foi uma das razões de a Red Bull dominar de forma arrasadora o último campeonato, com 11 vitórias de Vettel e uma de Webber.
Outro aspecto observado no RB8 é o refinamento de todo o conjunto traseiro, o que mais harmonicamente afunila, a fim de melhor canalizar o ar para o aerofólio e aumentar sua resposta aerodinâmica, solução que exigiu a complexa miniaturização dos elementos mecânicos, em especial a transmissão.
Os quatro dias em Barcelona vão oferecer uma visão mais precisa do potencial do arrojado projeto da Ferrari, o modelo F2012. Em Jerez, deixou o espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa preocupados, diante da dificuldade de encontrar um acerto básico para começar a desenvolvê-lo. E a nova e aparente conservadora McLaren MP4/27 também não animou os ingleses Jenson Button e Lewis Hamilton.
Mas as maiores expectativas se concentrarão na estreia da nova Mercedes F1 W03, dos alemães Michael Schumacher e Nico Rosberg, resultado de completa reestruturação da equipe. É grande a pressão sobre o até então intocável engenheiro inglês Ross Brawn, diretor técnico, por melhores resultados. Brawn esteve por trás dos sete títulos de Michael Schumacher.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Jurisprudência do STF derruba decisões da Justiça do Trabalho

Ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) já tenha fixado a tese de que é lícita a terceirização de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img