30.1 C
Rondonópolis
 
 

Que tipo de curso escolher?

Entenda a diferença entre o bacharelado, licenciatura, tecnólogo e técnico

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O momento de definir a carreira é um dos mais difíceis para muitos jovens. E muitas decisões precisam ser tomadas. Uma delas diz respeito ao tipo de curso, se de graduação ou técnico. Existem três tipos de graduações diferentes, com características e formatos distintos, que são os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Todos eles são considerados cursos superiores, ou seja, graduações, e habilitam o formado para ingressar em cursos de pós-graduação, da mesma maneira. Existem ainda os cursos técnicos, que podem ser cursados durante o Ensino Médio.

O que diferencia os cursos de ensino superior e técnico está relacionado ao tempo de duração e ao foco profissional. Um curso de bacharelado ou licenciatura, por exemplo, durante de quatro a seis anos, oferecendo ao aluno uma maior bagagem de conhecimento teórico e prático sobre a área escolhida. Já o tecnólogo, embora também seja considerado uma graduação, dura de dois a três anos. O foco maior desses cursos está nas necessidades do mercado de trabalho e não há um aprofundamento maior nos conteúdos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Uma versão mais reduzida entre todos os cursos são os técnicos. Eles podem durar poucos meses e são bem focados em necessidades profissionais específicas das empresas. Eles são o melhor caminho para quem pensa em ingressar rapidamente no mercado.


SAIBA MAIS:

BACHARELADO

O estudante obtém uma formação superior abrangente, pois os cursos têm duração que variam de quatro a seis anos, podendo durar mais, dependendo do número de cadeiras cursadas a cada semestre. O bacharel estuda de forma mais aprofundada todas as disciplinas necessárias para exercer a profissão escolhida. Ele ainda poderá, após formado, se especializar frequentando cursos de pós-graduação ou MBA. Hoje, existem cursos que podem ser presenciais ou na modalidade EaD, que é o ensino à distância. Para fazer um curso é preciso ter Ensino Médio e participar do processo seletivo, o vestibular, que pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem.

LICENCIATURA

Os cursos de licenciatura são focados em preparar profissionais aptos a ministrarem aulas no ensino fundamental e médio. O tempo de duração e a sua abrangência são similares aos bacharelados, porém, a grande diferença curricular está nas matérias de cunho pedagógico, presentes na licenciatura. Assim como os bacharéis, o formado em licenciatura pode focar, ou mudar a área de atuação por intermédio de pós-graduações (especializações). Com isso, também pode atuar como um pesquisador ou especialista técnico de um curso. Também é necessário ter o Ensino Médio e passar por um processo seletivo para ingressar no curso escolhido.

TECNÓLOGO

Assim como nos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), os alunos que concluem uma graduação tecnológica do Ensino Superior também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos. Os cursos de graduação tecnológica, no entanto, são mais voltados para as demandas do mercado de trabalho e duram de dois a três anos. As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD). Para entrar em um curso é preciso ter concluído o Ensino Médio.

TÉCNICO

Os cursos técnicos podem ser feitos por quem já terminou ou ainda está fazendo o Ensino Médio. Oferecem conhecimento bastante específico sobre o assunto do curso e geralmente são focados em aspectos práticos, sendo de curta duração.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img