21.8 C
Rondonópolis
 
 

Torneio começa com altos índices de produtividade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
No total, 20 animais considerados de altas performances estão participando do Torneio Leiteiro, sendo 11 vacas adultas

A 20ª edição do Torneio Leiteiro da 40ª Exposul, que está sendo realizado no “Pavilhão Leiteiro Pedro Neves”, começou atendendo as expectativas e atingindo níveis de produção da ordem de 43,60 kg/leite, com promessa de superação nas próximas quatro ordenhas, quinta e sexta-feira (09 e 10). Prova disso é o alto nível genético verificado nos animais na competição.
No total, 20 animais considerados de altas performances estão participando do Torneio Leiteiro, sendo 11 vacas adultas. Nove novilhas participam de um torneio paralelo, de 1ª Cria, prometendo movimentar a competição, em função dos altos índices de produtividade apresentados nesse primeiro dia de disputa.
Nas duas ordenhas realizadas ontem (8), sendo a primeira a partir das 6h da manhã e a segunda às 17h, a vaca Holandesa, “Coração”, da Fazenda Haras Dourado, propriedade do produtor Antônio Carlos Dourado, saiu na frente, com uma produção de 43,60 kg/dia. A vaca produziu 20,90 kg/leite na ordenha da manhã e 22,70 kg à tarde.
Na segunda colocação e com uma performance não menos significativa de 42,50 kg está a vaca “Gina”, da Fazenda Primavera, do município de Guiratinga (MT), propriedade do pecuarista Rogério Souza que produziu 21,40 kg pela manhã e 21,10 kg à tarde.
Na terceira colocação aparece a vaca “Goteira”, com uma produção de 42,00 kg, tendo sido verificados, 23,30 kg pela manhã e 18,70 kg agora à tarde.
NOVILHAS
Mas, além destas performances animadoras entre as vacas consideradas adultas (quarta cria em diante), as novilhas de 1ª Cria estão surpreendendo. Apenas, para se ter uma ideia, a campeã do torneio de 1ª Cria de 2011 produziu exatos 26 kg de leite durante a competição.
Este ano, a novilha da raça Holandesa “Rosana”, da Fazenda Primavera, município de Guiratinga, e propriedade do pecuarista Rogério Souza, produziu 32,80 kg nesse primeiro dia de disputa, sendo, 16,80 kg na primeira ordenha, e 16,00 kg na segunda.
Em segundo lugar, aparecem empatadas com 31,50 kg, as novilhas “Patrícia” do Haras Dourado, do criador Antônio Carlos Dourado, e a novilha “Joia”, da Fazenda Talismã, do pecuarista Nei Neves, de Rondonópolis.
O torneio prossegue hoje e se encerra na sexta-feira (10), com as duas últimas ordenhas. A premiação acontece no sábado (11), no “Pavilhão Leiteiro Pedro Neves”.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img