23.8 C
Rondonópolis
 
 

Aprosmat realiza ciclo de palestras na 40ª Exposul

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) realiza nesta quinta-feira (09/08), a partir das 8h, um ciclo de palestras durante a 40ª Exposul em Rondonópolis. Durante o evento serão proferidos dois temas “O setor sementeiro no Estado de Mato Grosso e Brasil” e “Nematóides – Desafios Constantes”. A primeira palestra será ministrada pelo presidente da Aprosmat, Pierre Marie Jean Patriat, e pela secretaria executiva, Andrea B. Santos, em seguida a gerente técnica do Laboratório de Nematologia, Tânia Silveira, vai falar sobre os cuidados com os nematóides nas lavouras e a atual situação de infestação da praga em Mato Grosso.
Segundo Patriat, as sementes são o maior patrimônio dos agricultores. São a base para a produção agrícola, portanto para toda a alimentação de qualquer nação. Durante dez mil anos, comunidades de agricultores, indígenas e povos tradicionais melhoraram e multiplicaram suas sementes livremente, fazendo da troca de sementes um momento de união e partilha entre povos e nações, e a base da alimentação. Somente nos últimos 40-50 anos é que as sementes se tornaram um grande negócio. De livre intercâmbio passaram a ser privatizadas e, das mãos dos agricultores, portanto dos cidadãos de cada país, passaram para as mãos de poucas empresas multinacionais.
“Estas empresas desenvolveram um tipo de tecnologia transgênica que permite o controle total e absoluto das sementes pelas companhias, fazendo com que os agricultores, e mesmo os grandes produtores, fiquem reféns das transnacionais para poder obter suas sementes. Nosso alimento passará a ser controlado por 4 ou 5 empresas que dominam mais de 60% do mercado mundial comercial de sementes.
Em Mato Grosso, cerca de 80% dos agricultores compram sementes certificadas, o percentual já foi maior, segundo Patriat, mas o índice baixou há três anos quando uma empresa restringiu o uso de uma cultivar que interessava aos produtores por causa da produtividade. “Tentaram tirar a cultivar para lançar transgênicos, como houve redução, os produtores passaram a multiplicar sementes por interesse de produção”.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img