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, 18 maio 2024
 
 

Nutrição contra o Herpes Zoster: Reforçando a imunidade para prevenção e recuperação

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(Foto – Divulgação)

O herpes zoster (HZ) é uma doença evitável por vacinação, causada pela reativação do vírus varicela-zoster latente (VZV), presente em mais de 95% dos adultos com 40 anos de idade ou mais. O risco de desenvolver herpes zoster ao longo da vida é superior a 30% em indivíduos não vacinados.

Os fatores de risco para o herpes zoster (HZ) incluem o declínio na imunidade mediada por células associado ao envelhecimento, condições imunocomprometidas como HIV e câncer, e terapias imunossupressoras. Além disso, doenças crônicas como asma, doença cardíaca crônica, DPOC, depressão e artrite reumatoide também aumentam o risco de HZ.

Estudos demonstram que deficiências de micronutrientes comprometem a imunidade, aumentando o risco de herpes zoster. A ingestão de vitaminas A, B6, C, E, ácido fólico, zinco, ferro, frutas e vegetais está associada à redução do risco da doença e fortalecimento da função imunológica.

Portanto, evitar alimentos prejudiciais e aumentar a ingestão de alimentos nutritivos pode prevenir o HZ, reduzir a duração da doença e aliviar sintomas, além de impedir a disseminação do vírus por diferentes partes do corpo. A seguir, apresento alguns alimentos recomendados e a serem evitados para promover a saúde imunológica e prevenir/tratar o herpes zoster.

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A seguir, apresento alguns alimentos recomendados e a serem evitados para promover a saúde imunológica e prevenir/tratar o herpes zoster.

Priorize alimentos ricos em zinco, vitamina E, C e A: Priorize estes alimentos para fortalecer o sistema imunológico e prevenir a herpes zoster. Fontes de vitamina A incluem cenouras, abóbora, ovos e batata-doce, enquanto frutas cítricas como laranja, limão, acerola e abacaxi são ricas em vitamina C, essencial para formação de anticorpos.

Sementes de girassol e abóbora são ótimas fontes de vitamina E e zinco, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Além disso, alimentos como frango, peixe, batatas, banana, abacate, espinafre, brócolis, lentilhas, feijão, carnes vermelhas, frango, peixes e vegetais de folhas verdes são recomendados para fortalecer a resposta do corpo contra o vírus da herpes.

Evite alimentos ricos em arginina: A arginina é um aminoácido que favorece a replicação do vírus do herpes. Alguns alimentos fontes incluem chocolate, nozes, sementes, atum, tomates, gérmen de trigo, couve de Bruxelas, uvas, amoras e mirtilos. Reduzir a ingestão de arginina pode acelerar a recuperação.

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Evite alimentos açucarado: Estes podem prejudicar nossa resposta imunológica, diminuído os glóbulos brancos que combatem os patógenos. Além dos refrigerantes, sorvetes, balas, bolos, tortas, o açúcar pode estar presente em muitos alimentos altamente processados.

Evite gorduras saturadas: Presentes em alimentos como carnes gordas, manteiga, queijo, óleo de coco e de palma, são pró-inflamatórias e devem ser evitadas.

Optar por gorduras anti-inflamatórias, como nozes, amêndoas, abacate, salmão e sardinha, pode fortalecer sua resposta imunológica, prevenindo contra o herpes zoster e reduzindo os sintomas e a duração da doença.

Evite álcool: Evitar álcool é importante, pois ele prejudica o sistema imunológico, aumentando o risco de herpes zoster e dificultando a recuperação. Além disso, o álcool danifica a microbiota intestinal e as células do trato gastrointestinal, enfraquecendo a barreira contra infecções e facilitando a disseminação de vírus pelo corpo.

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Escrita por:

Adriana Stavro – Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo. Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School. Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U.

 

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