26 C
Rondonópolis
 
 

Governo federal ajuda no combate a incêndios no Pantanal

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Helicóptero da Marinha decolou para realizar missão de reconhecimento, transportando técnicos do Ibama e do Corpo de Bombeiros – (Foto: Ministério da Defesa)

 

Equipes do Ministério do Meio Ambiente e das Forças Armadas começaram a atuar, conjuntamente, neste sábado (25) no auxílio ao combate a incêndios no Pantanal.

A iniciativa foi uma resposta a um pedido do governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Na sexta-feira, o governante havia declarado estado de emergência ambiental por 180 dias em razão do alastramento dos fogos.

Na manhã deste sábado (25), ocorreu a primeira reunião de coordenação, envolvendo agentes federais e estaduais. Uma aeronave UH-12 Esquilo, da Marinha, decolou para realizar missão de reconhecimento, transportando técnicos do Ibama e do Corpo de Bombeiros para, posteriormente, iniciar o combate ao incêndio utilizando “bambi bucket” (dispositivo de combate a incêndios que permite aos operadores dessas aeronaves chegarem mais perto de incêndios e despejar água e espuma de forma mais precisa).

Também foram suspensas as autorizações para queimadas controladas no estado.

 

Primeira reunião de coordenação, envolvendo agentes federais, estaduais e das forças armadas – (Foto: Divulgação)

 

Segundo o governo estadual, os maiores focos de calor são ao longo do Rio Pantanal, próximo às cidades de Corumbá e Ladário.

Os representantes do governo federal se juntam às equipes locais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

O Exército informou por meio de nota que estabeleceu um Centro de Coordenação no município de Ladário (MS). Participam da operação helicópteros da Marinha, do Exército e da Força Aérea, além de brigadistas, conforme as necessidades. Um avião C-130 Hércules, da Força Aérea, munido com o sistema de combate a incêndio “Modular Airborne Fire Fighting System” (MAFFS) também será empregado nessa missão.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ajuda ao RS: Carretas com doações saem em comboio nesta sexta-feira

Rondonopolitanos participam em massa e, diante da grande quantidade de doações para os afetados com as chuvas no Rio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img