22 C
Rondonópolis
 
 

Soja – Nova tecnologia tem benefícios comprovados em Mato Grosso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
No Mato Grosso, houve um aumento de 85% no número de agricultores que irão testar a tecnologia na safra atual em relação ao ano anterior
No Mato Grosso, houve um aumento de 85% no número de agricultores que irão testar a tecnologia na safra atual em relação ao ano anterior

Um total de 202 agricultores mato-grossenses, distribuídos em 42 municípios do Estado, faz parte de um grupo de mil sojicultores convidados para ajudar a Monsanto no segundo processo de seleção e avaliação de linhagens de soja que compõem a nova tecnologia Intacta RR2 Pro™. No Mato Grosso, houve um aumento de 85% no número de agricultores que irão testar a tecnologia na safra atual em relação ao ano anterior. Na safra 2011/2012, 500 eleitos experimentaram o produto em 275 municípios de todo o país.
Desenvolvida pela Monsanto especialmente para o mercado brasileiro, o produto alia três benefícios jamais vistos juntos em grãos de soja: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas no mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção às principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready (RR).
Além de ser eficaz contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja – lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros (Crocidosema aporema) – e lagarta das maçãs (Heliothis virescens) –, a tecnologia Intacta RR2 Pro™ também exerce supressão à lagarta do tipo elasmo.
Diogo Chiarelotto, sojicultor de Sinop (MT), calcula que o prejuízo com lagartas seja de 5% do total da área plantada, mas com Intacta RR2 Pro™, espera ter um lucro em torno de dois sacos de soja por hectare, o que o faz acreditar que o produto poderá  aumentar a produtividade mundial. “A tecnologia Intacta RR2 Pro™ será uma forma de elevar a produtividade no mundo sem aumento da área, já que ela proporciona uma gama de incrementos de simplificação de manejo, redução de custo e aumento de rendimento”.
Entre os municípios selecionados para o experimento da tecnologia em Mato Grosso estão Lucas do Rio Verde, Água Boa, Campo Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Primavera do Leste, Sapezal, Sorriso, Querência e Tangará da Serra.
A tecnologia Intacta RR2 Pro ™ já está aprovada no Brasil (desde 2010), nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Colômbia, México, Filipinas, Tailândia, Argentina, Paraguai,  Uruguai, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e União Europeia. A Monsanto aguarda aprovação da China, principal importador da soja brasileira, para lançá-la no mercado brasileiro.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img