19.3 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Queda de preços é o principal fator de redução no PIB da agropecuária

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Um aspecto que contribuiu para o baixo resultado do PIB foi a queda significativa na produção de carne bovina (-11.4%)
Um aspecto que contribuiu para o baixo resultado do PIB foi a queda significativa na produção de carne bovina (-11.4%)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, explicou, nesta quinta-feira (10), que a queda de 9% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária, no terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2008, teve como fator principal a variação nos preços de alguns produtos. Os números foram anunciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo Stephanes, o PIB é traduzido pela multiplicação entre produção e valor e grande parte dos preços, em 2009, ainda era reflexo dos números pré-crise. “Até outubro do ano passado, os preços estavam muito elevados e, por isso, aquele trimestre foi influenciado pelos altos valores dos produtos agrícolas, que depois caíram vagarosamente e se estabilizaram”, explicou.
Como exemplos de produtos que perderam em valor no período mencionado, ele citou feijão (-56%), carne suína (- 30%), arroz (- 16%) e carne bovina (-12%). “O feijão e o arroz tiveram aumento de produção e têm grande influência interna. Assim, o aumento da produção e o desequilíbrio em relação ao consumo dentro do País resultaram no declínio dos preços”, comentou Stephanes. No caso da carne suína, o ministro atribuiu a redução de preços ao aumento de 5,4% na produção.
Na análise do ministro, outro aspecto que contribuiu para o baixo resultado do PIB foi a queda significativa na produção de carne bovina (-11.4%), com a redução do consumo em todo o mundo; milho (-13,1%), devido à quebra de safra em Mato Grosso do Sul e no Paraná; trigo (-14,4%), cultura que teve problemas com a chuva no sul do País; e o café (-15,2%), que, pela bianualidade da cultura, passa pelo ciclo de menor produção em 2009.
Futuro – Stephanes acredita que a composição do PIB no quarto trimestre no ano não deve ser alterada, mas vê boas perspectivas para o PIB em 2010. “São previstos produtividade mais elevada e aumento de produção, desde que o clima se mantenha adequado”, mencionou.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img