Conhecido como Celeiro do Brasil, Mato Grosso possui uma estreita relação com o agronegócio, tornando-se o principal estado produtor de grãos do país. Cada vez mais, com investimentos em tecnologia e pesquisas, a produção do estado tende a crescer e tornar-se ainda mais forte e competitiva no mercado mundial.
A agricultura moderna tem se posicionado como um setor altamente qualificado, tecnológico e organizado. E com todo esse avanço e crescimento o mercado passa a exigir um posicionamento claro das marcas que estão atuando nesse setor. É aí que entra uma gestão eficiente de comunicação dentro do agronégocio para fortalecer e proporcionar maior visibilidade das marcas, com a intenção de aproximar o consumidor e melhorar o relacionamento com o cliente.
“Atualmente as empresas enfrentam uma acirrada competição não só com seus produtos e serviços, mas também com estratégias e posicionamentos junto aos seus clientes. E, claro, não seria diferente com as empresas do agronegócio”, diz Marcelo Mecena, publicitário e gestor da agência Amarelolaranja.
E é dentro desse contexto que o empresário do setor agro precisa lançar mão de ferramentas que o auxiliem no posicionamento da sua marca. “O papel da agência de comunicação é justamente esse, envolver-se no mercado e no negócio de seus clientes, entendendo e propondo soluções em marketing e comunicação que sejam eficazes aos objetivos traçados, que ofereça suporte e apoio mercadológico, proporcionando uma vantagem competitiva para seus clientes”, explica o publicitário.
E é dessa forma que a assessoria em comunicação e marketing pode se tornar uma ferramenta de mudança, alterando uma situação inicial de desvantagem e pouca expressão mercadológica para um posicionamento claro, forte e eficaz, ao provocar um realinhamento estratégico da sua marca e produto, e consequentemente a sua diferenciação diante do seu mercado consumidor.