35.8 C
Rondonópolis
 
 

Fazendas conseguem 60% de taxa de concepção com programa de alta fertilidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Concept Plus Corte identifica indivíduos com fertilidade superior

A taxa de concepção, ou seja, a relação entre o número de vacas que ficaram prenhas em relação aquelas que foram inseminadas, é um dos fatores determinantes para o sucesso reprodutivo e rentabilidade das fazendas.

Embora venham crescendo anualmente, os índices reprodutivos de pecuária brasileira ainda estão abaixo do desejado, possuindo alto intervalo entre partos e baixas taxas de serviço e de concepção que interferem diretamente na taxa de prenhez do rebanho.

No entanto, algumas fazendas já têm adotados medidas para mudar essa realidade. Em Rondonópolis (MT), a Reproduz Assessoria Veterinária, aderiu ao programa Concept Plus, exclusivo da Alta Genetics para fertilidade de sêmen em 2015 e desde então tem conseguido aumentar a taxa de concepção nos rebanhos atendidos anualmente. Segundo contam Leandro dos Anjos Teixeira e Marco Aurélio Gusmão, médicos veterinários da Reproduz, hoje “70% dos touros utilizados são Concept Plus”.

“Além disso, hoje a maioria de nossos clientes apresentam resultados acima de 55% de média na taxa de concepção, sendo que no melhor caso a taxa superou os 60%. O programa nos proporciona utilizar touros de resultados consistentes, sem ter que ‘dar tiro no escuro’ e escolher um indivíduo sem saber seu potencial de fertilidade”, acrescenta Teixeira.

Segundo ele, participar do programa além de melhorar a qualidade do serviço oferecido aos clientes, também significa mais rentabilidade, já “que esse incremento na taxa de prenhez paga todo custo da operação de inseminação”.

Na técnica de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) existem também inúmeros fatores a se considerar para ter sucesso na atividade, dentre eles: nutrição adequada, Escore de Condição Corporal (ECC), manejo de pastagens, manejo de curral, inseminador qualificado, protocolo indicado para cada categoria especifica e sanidade. No entanto, segundo Teixeira, o touro é o eixo dessa engrenagem, já que todos os outros elementos variam muito de animal para animal.

“Com o Programa Concept Plus todas essas variáveis são controladas por meio da análise bioestatística, levando informações precisas e a fertilidade do Touro é apontada com extrema acurácia, trazendo viabilidade para o emprego da técnica da IATF, traduzindo em maior rentabilidade ao pecuarista de cria e toda a cadeia pecuária”, reforça Gusmão.

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

São Félix do Araguaia: Força-tarefa autua 40 construções irregulares em APP do Rio Araguaia

Mais de 40 autos de infração ambiental foram lavrados durante fiscalização realizada por uma força-tarefa em construções irregulares construídas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img