33.5 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Deputado apresenta projeto de prevenção ao “Baleia Azul”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Proposição foi motivada pela propagação do jogo do suicídio, ou jogo da morte, amplamente divulgado entre os jovens, chamado de Baleia Azul (Blue Whale)

Oscar Bezerra, deputado estadual: propõe a criação de um programa de prevenção e combate a jogos que induzem crianças e adolescentes à automutilação e ao suicídio
Oscar Bezerra, deputado estadual: propõe a criação de um programa de prevenção e combate a jogos que induzem crianças e adolescentes à automutilação e ao suicídio

Um projeto de lei apresentado na última terça-feira (2) pelo deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) propõe a criação de um programa de prevenção e combate a jogos que induzem crianças e adolescentes à automutilação e ao suicídio. O programa previsto pelo PL 184/2017 consistirá em realizações de palestras aos alunos e pais, com o intuito de prevenir e orientá-los quanto aos riscos que podem oferecer esses jogos virtuais.
Mato Grosso já conta com mais de três vítimas do desafio “Baleia Azul” ou “Blue Whale” identificadas pelo 10° Comando Regional da Polícia Militar. Uma das últimas vítimas teria entrado em contato com a polícia para pedir ajuda para sair do jogo. Outra vítima foi identificada pela mãe, que constatou que a filha participava de um grupo e estaria sendo submetida a desafios.
O ponto mais extremo do jogo chega ao suicídio. E o primeiro caso registrado no Brasil de morte foi em Mato Grosso. A vítima foi a adolescente de 16 anos Maria de Fátima, moradora de Vila Rica. Foi pensando em coibir e prevenir ações como esta que o parlamentar apresentou o projeto.
Se aprovada a lei, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, em conjunto com as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Saúde, capacitarão profissionais especializados para compor o grupo de trabalho, que será criado e será o responsável pela efetivação e sucesso do programa.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img