30 C
Rondonópolis
 
 

Como saber se a marca do odômetro é verdadeira na hora de comprar um veículo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Divulgação)

O odômetro, aquele elemento que faz a contagem dos quilômetros que um veículo percorre, pode ser alterado intencionalmente para apresentar uma quilometragem menor que a quantidade de quilômetros rodados realmente. Embora muitos veículos que são vendidos no mundo tenham os odômetros alterados internacionalmente, é possível você comprar seminovos Kia ou qualquer outro veículo evitando esse engano.

Para todo problema há uma solução e, neste caso, também existe essa possibilidade. Por esse motivo, se você estiver prestes a comprar um veículo usado, ou algum dos seminovos Kia ou mesmo uma picape, por exemplo, saiba que há formas de descobrir se o odômetro foi alterado.

Procurando sinais de alteração do odômetro
a.  No caso de um veículo que tem mais de 10 anos de uso.
Se o carro que você quer comprar tem menos de 10 anos de antiguidade, saiba que o vendedor tem a obrigação de lhe entregar uma declaração escrita sobre as irregularidades no odômetro. Agora, se o caro tiver mais de 10 anos de antiguidade, o vendedor não tem essa obrigatoriedade. Por isso, você deve estar bem alerta, pois esse tipo de fraude é mais comum nos carros mais velhos.

b.  Avalie entre o desgaste do carro e a quilometragem do odômetro. O desgaste do carro deve ser consistente quanto ao número de quilômetros percorridos pelo veículo. Verifique o estado dos pedais do acelerador, do freio e da embreagem. Você deve checar também se existe ausência de elementos no interior e no exterior do carro, como porta copos ou emblemas de marcas, tapetes que faltam, etc.
Lembre-se que se um veículo aparenta ser muito velho ou muito usado, mas tem pouca quilometragem, é bem possível que o odômetro tenha sido adulterado.

c.  Verifique se os pneus foram trocados. é uma das primeiras coisas a fazer na hora de querer comprar um carro seminovo ou usado. Você deverá avaliar se o desgaste dos pneus coincide com o desgaste do veículo. Por regra geral, os pneus devem ser trocados a cada 32 mil quilômetros rodados. Portanto, se os pneus aparentam ser mais novos que o veículo, provavelmente tenham sido trocados. Nesse caso, o odômetro deveria indicar mais de 32 mil quilômetros. Se indicar menos do que isso, pode significar que foi manipulado.

d.  Se o odômetro for mecânico, verifique que os números estejam alinhados. Os odômetros digitais podem ser modificados som uma ferramente digital, mas os mecânicos só podem ser alterados de forma manual. Portanto, quando um odômetro mecânico é adulterado, é difícil, quase impossível, conseguir que os números fiquem alinhados com perfeição. Se eles estiveram tortos ou há algum espaço, talvez tenha havido uma adulteração.

e.  Tente sempre levar um mecânico da sua confiança para poder fazer uma avaliação do veículo que você quer comprar. Os mecânicos têm experiência para avaliar a condição de um carro e conseguem captar os sinais de fraude rapidamente. Eles também podem avaliar quando foi a última vez que o carro passou por manutenção ou quais peças foram trocadas, indicando a antiguidade do veículo.

f.  Pergunte ao vendedor quantos quilômetros percorreu o veículo durante o ano. É fácil fazer o cálculo para verificar uma quantidade de quilômetros rodados. Por exemplo, se o antigo dono usou o veículo todos os dias para trabalhar, e isso durante 10 anos, a quilometragem com certeza deverá ser alta. Então, se a leitura do odômetro for baixa, com certeza houve ali uma manipulação. Para você ter uma ideia: os motoristas costumam acumular por volta de 20 mil quilômetros ao ano em um veículo. Se o odômetro estiver mostrando um número significativamente menor, duvide e peça mais informação ao vendedor.

Em definitiva, há diversas formas de conseguir descobrir se um odômetro foi adulterado para facilitar a venda do veículo. É claro que nem todos os veículos seminovos ou usados possuem odômetros adulterados! No entanto, considerando as dicas mencionadas, você estará em condições de comprar um veículo com tranquilidade e segurança.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img