23.6 C
Rondonópolis
 
 

Parque Nacional do Itatiaia registra -4,1°C e Rio tem madrugada mais fria do ano – 13h58′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Voltou a gear no Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira. Na madrugada de hoje (10), os termômetros marcaram -4,1 graus Celsius (ºC), na entrada principal do parque, a 2.450 metros de altitude. A parte mais alta do Itatiaia fica a a 2.791 metros de altitude. De acordo com o porteiro do parque, Denilson Ramos Rodrigues, a geada não chegou a congelar os 12 rios que cortam a região de Resende.

Em maio, o Parque Nacional do Itatiaia registrou duas temperaturas abaixo de zero: -9,2°C, no início do mês, e -5,2ºC, no final do mês.

Rodrigues informou que, nos finais de semana, entre 300 e 350 pessoas visitam o parque, principalmente vindas de São Paulo e do Rio de Janeiro. No último feriado de Corpus Christi, no dia 26 de maio, cerca de 600 pessoas visitaram o local, por causa da beleza dos rios e cachoeiras que cortam a região.

O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, próximo ao estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Na região sul fluminense, também conhecida como Região das Agulhas Negras, o Parque Nacional do Itatiaia abrange municípios de Itatiaia e Resende. Já no sul de Minas Gerais, engloba parte dos municípios de Itamonte e Bocaina de Minas.

Já o município do Rio de Janeiro teve a madrugada mais fria do ano, colocando esta sexta-feira como o dia com temperaturas mais baixas de todo o ano de 2016. Os termômetros chegaram aos 11,3°C no Alto da Boa Vista entre 1h e 3h da madrugada. A maior temperatura foi registrada em São Cristóvão, zona norte do Rio, onde os termômetros não passaram dos 17°C. A menor temperatura que havia sido registrada este ano era 13,7 °C, em maio, também no Alto da Boa Vista.

Segundo a meteorologista do sistema Alerta Rio, vinculado ao Centro de Operações Rio (COR), Juliana Hermsdorff, o tempo é influenciado pela presença de uma massa de ar fria e seca. “E é essa massa que deixa o clima mais ameno e frio. Isso [baixa temperatura] deve se estender até o começo da próxima semana, quando as temperaturas crescerão, ainda que discretamente, chegando aos 26°C”, disse.

Juliana afirmou que, durante o final de semana, o sol pode aparecer entre nuvens, mas a temperatura continuará baixa, atingindo apenas 24°C. Segundo ela, é verdadeira a sensação que muitos têm de que durante a madrugada esfria ainda mais.

“É que, quando chega a noite e o céu está sem nuvens, a Terra perde muito de seu calor, pois ele vai todo para o espaço. Essa noite, por exemplo, foi exatamente assim. O céu limpo que fez com que as temperaturas caíssem ainda mais durante a madrugada. Quanto mais nuvens, mais chance da temperatura ficar menos fria como ficou hoje”, explicou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira é de máxima de 21°C e mínima de 14°C, com céu nublado a parcialmente nublado ao longo do dia e ventos de fracos a moderados também durante toda a sexta-feira. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha, há previsão de ressaca. As ondas devem atingir 3,5 metros até domingo (12).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img