23.5 C
Rondonópolis
 
 

Bancos permanecerão fechados na Grécia até a próxima 5ª feira – 13h47′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os bancos vão continuar fechados na Grécia pelo menos até a próxima quinta-feira, segundo anteciparam nesta segunda-feira a imprensa local, citando fontes ligadas a uma reunião que está sendo realizada no Ministério das Finanças.

Está previsto que, após o encontro entre o vice-ministro de Finanças, Dimitris Mardas, e os diretores dos bancos gregos, seja divulgado um novo decreto sobre restrições bancárias que substitua o que esteve em vigor nos últimos oito dias.

Segundo as fontes, também continua em vigor a limitação de saques em caixas eletrônicos a 60 euros diários. A situação será revista novamente na quarta-feira para decidir os próximos passos a serem adotados.

Além das limitações aos saques, o controle de capitais durante esta semana proibia todas as remessas de dinheiro ao exterior, com exceção dos pagamentos para as importações de produtos de primeira necessidade. Também não têm limites as transações eletrônicas dentro do país e os saques em caixas eletrônicos com cartões emitidos em outros países.

Por telefone, o ministro da Saúde, Panayotis Kurublis, pediu ao vice-governador do Banco da Grécia, Theodoros Mitrakos, para acelerar os trâmites para agilizar o comércio de matérias-primas e produtos farmacêuticos.

Mais cedo, a associação de farmacêuticos da Grécia solicitou ao ministro para fazer um plano de contingência para garantir as reservas de medicamentos.

Esta decisão responde à possibilidade de que o Conselho do Banco Central Europeu (BCE), reunido hoje desde as 16h GMT (13h de Brasília), decida finalmente não aumentar o teto de crédito de emergência, que se mantém em 89 bilhões de euros, ao qual os bancos gregos podem acessar por meio do mecanismo de assistência à liquidez (ELA).

Para evitar que haja escassez de liquidez entre os cidadãos, o ministro adjunto de Transportes, Jristos Spirtsis, anunciou hoje que o transporte público urbano em Atenas continuará sendo de graça até sexta-feira.

“A livre circulação de passageiros é parte das medidas de solidariedade para apoiar os cidadãos”, afirmou Spitsis em comunicado.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img