22 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

À espera de total integração, Crimeia depende de Kiev – 07h00′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

KIEV – A anexação da Crimeia pela Rússia até trouxe à península algum otimismo por fazer parte de um mercado interno maior e um país mais poderoso. Mas, no momento, predominam as agruras de ainda depender da Ucrânia para serviços básicos e o baque no setor turístico.

Pelo menos 60% da população da Crimeia ganha dinheiro como turismo. A região recebe entre seis milhões e oito milhões de visitantes ao ano – destes, 60% são ucranianos e 25%, russos. A esperança é de atrair mais turistas da Rússia.

A dependência da Ucrânia se reflete em necessidades ainda mais primárias, como água e energia elétrica. Pelo menos 80% da eletricidade consumida na Crimeia vêm da Ucrânia, que tem promovido interrupções no fornecimento. Moscou correu em socorro com 1.400 geradores a diesel e já planeja conectar a rede elétrica local ao restante da Rússia.

Sobre a água, o governo russo afirma que a escassez pode ser superada mediante uso mais eficiente de recursos já existentes. O problema é que o fornecimento tem como base o Rio Dnieper, o principal da Ucrânia. Em Kiev, o governo já avalia implantar “tarifas especiais” para fornecer energia elétrica e água à península.

Apesar da pressão da Ucrânia, tanto o governo russo como cidadãos da Crimeia procuram exibir otimismo com a nova fase.

– O mercado russo é muito maior e mais forte, e haverá mais oportunidades de crescimento – afirmou Sergei Pleshkov, dono de uma fábrica de móveis na Crimeia.

Ontem, o Parlamento russo aprovou um orçamento de US$ 6,8 bilhões para a península. As demonstrações russas de que a Crimeia não está sozinha são elementos importantes para o apoio popular à anexação, mesmo com momentos difíceis pela frente.

– Já passamos por isso antes. Se precisar, compro umas velas – disse Olga Dusheyeva, professora aposentada de 81 anos. – Não tenho medo. Sei que a Rússia vai nos ajudar sempre

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img