33.5 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Revogar ou vigorar, eis a questão

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Durante a audiência pública sobre a Lei da Pesca  ocorrida em Rondonópolis, na última segunda-feira (22), presidida pelo deputado Sebastião Machado Rezende, foram apresentadas várias propostas e pedidos de revogação da Lei  da Pesca 9.794, de autoria do deputado Zeca  Viana, que nem sequer compareceu à audiência para justificar ou explicar para população o propósito dessa lei de sua autoria.
A presença de empresários do segmento de turismo, pescadores, comerciantes, políticos e a imprensa local foi muito valiosa e participativa durante as discussões  sobre o efeito da Lei da Pesca que passa a vigorar a partir do dia 5 de novembro.
Hoje, no Brasil, se cria Lei para tudo, menos para todos, a exemplo dessa Lei 9.794 que determina tamanho mínimo e máximo do peixe, reduz de 150 para 100 quilos por semana  para pescador profissional, que proíbe o pescador amador de pegar e transportar o peixe, que antes era liberado apenas 10 quilos. A Lei será por três anos em todo o Estado de Mato Grosso.
A Lei foi criada para proibir a pesca! Por que não fizeram uma Lei para preservar os  rios, nascentes, cachoeiras, fauna e flora?  Por que liberar a construção de várias hidrelétricas  em nossos rios, sabendo que causam  impacto ambiental, pois não constroem escadas para a desova dos peixes, não repõem alevinos nos rios, exploram a natureza, ganham dinheiro às custas dela e não fazem nada para ajudar a preservá-la?
Por que não criam Leis para combater o uso de agrotóxicos próximos às nascentes e matas ciliares, que também causam prejuízos  ao meio ambiente? Por que não criam Leis para saber onde está sendo aplicado o dinheiro das carteirinhas de pescadores  amadores e das multas que são aplicadas quando é causado um prejuízo ao meio ambiente? Por que não criam Leis para que o Estado através da  Sema, possa investir em treinamentos, estrutura física e humana, junto aos fiscais e Polícia Ambiental  para que possam trabalhar com mais eficácia no combate aos crimes contra o meio ambiental em todo o Estado?
Por que antes de ser criada uma Lei, não é feito corretamente um estudo científico e se discuta com a sociedade os efeitos positivos e negativos que essa lei possa  trazer? Qual é a função da Secretaria de Turismo do Estado? Não é fomentar o Turismo!? Como se fomenta algo que é proibido?
Como fica a situação dos proprietários de ranchos, pesqueiros e comerciantes que vivem de produtos da pesca?
Depois de tantas perguntas e questionamentos, resta saber se essa Lei realmente vai ser revogada  ou será imposta aos cidadãos que trabalham, gera emprego, renda e investe no turismo de Mato Grosso.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img