24.3 C
Rondonópolis
, 22 maio 2024
 
 

Incentivo à leitura: Escritor participa de roda de conversa com estudantes de Pedra Preta

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O escritor Édson Ceretta e os alunos (Foto – César Augusto:)

Com a finalidade de incentivar a leitura e a produção de textos, um bom bate-papo com os alunos da escola municipal Professora Ivonne Tramarim de Oliveira, de Pedra Preta, foi realizado no decorrer da semana passada.

Uma interação proveitosa com os alunos do 5º Ano, Turma D, e convidados acompanhados da professora Norma Lourenço, das coordenadoras Valéria Guimarães Bezerra Boff e Maria Ricarda Pereira Lima, e da diretora Cecília Aparecida Fim Amorim, ainda, com a participação dos escritores Hermélio Silva e César Augusto.

O escritor Édson Ceretta falou sobre a sua vida e a vinda para Mato Grosso, pois é natural de Palmitinho no Rio Grande do Sul, também discorreu sobre o processo de produção, o que vem fazendo desde os seus 12 anos de idade, quando anotava em cadernos alguns versos e poemas. Citou sobre a publicação do seu primeiro trabalho intitulado de “À sombra do 13”, do seu segundo livro “Crisântemo verde”, e o seu trabalho mais recente “Metamorfose”.

“É muito importante trazer um escritor para conversar com os nossos alunos e mostrar a eles a importância da leitura e da literatura”, disse a professora Norma.

O livro é composto de 22 contos, dividido em dois capítulos, “Casulo” e “Borboleta”. O primeiro traz textos mais fortes, que abordam o suspense, o drama e a dor. No segundo, são mais leves e retratam temas, como amor, família, humor e conhecimento.

O escritor e os alunos do 5º Ano, Turma D (Foto – César Augusto:)

A obra “Metamorfose” é objeto do “Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel e do Governo de Mato Grosso. Foram doados 500 exemplares para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso – SEBP-MT.

O escritor Édson Ceretta reservou algumas unidades da obra para sorteio aos presentes, também presenteou a escola com unidades das suas obras, para disponibilização àqueles interessados em conhecer um pouco mais das suas produções literárias.

Os escritores Hermélio Silva e César Augusto participaram a convite do Édson, discorrendo sobre a literatura num todo e valorizaram o trabalho desenvolvido pelo autor da obra “Metamorfose”.

“É uma satisfação estar na escola Ivonne Tramarim difundindo a cultura e a literatura, tão importantes e necessárias nesse nosso país. O meu terceiro livro, ‘Metamorfose’, com estórias curtas, destinados a todos os públicos e de palpável leitura, vem humildemente para somar, nesse processo desafiador”, completou Édson Ceretta.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ainda o CRP: Lei com o cálculo autorial ficou para a próxima semana

Durante a reunião da ordem do dia da Câmara Municipal, realizada na tarde de ontem, a secretária municipal de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img