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, 15 maio 2024
 
 

Plataforma: “Mais Inglês MT” é ferramenta inclusiva do Estado para estudantes com dislexia

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Além de ser acessível e respeitar o ritmo de aprendizado, elementos visuais e de áudio da plataforma beneficiam outras necessidades específicas (Foto – Assessoria)

A Plataforma Mais Inglês MT, disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) aos estudantes da rede estadual, é uma ferramenta educacional inclusiva e inovadora que auxilia alunos com transtorno de aprendizagem do neurodesenvolvimento e está entre as medidas de inclusão adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) que podem ser destacadas neste Outubro Azul e Laranja, mês de conscientização sobre a dislexia.

A plataforma está disponível desde 2022 nos Chromebooks para estudantes a partir do 8º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Equipada com um conjunto abrangente de características adaptadas às necessidades de aprendizagem, o Mais Inglês MT se destaca em várias frentes com sistema de reconhecimento de voz, ajuste de fontes, funcionalidade de áudio acompanhante, controle de velocidade de áudio, além de corretores ortográficos e gramaticais que auxiliam na correção de erros comuns.

Com recursos adaptados e suporte personalizado, a plataforma capacita os estudantes para superarem as dificuldades impostas pela dislexia, permitindo que eles desenvolvam habilidades linguísticas e se tornem mais confiantes no aprendizado. Por outro lado, os professores também estão sendo qualificados para dar o suporte individualizado de acordo com cada necessidade.

A plataforma também oferece exercícios interativos e jogos educacionais que são projetados para ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês.

De acordo com o secretário, “essas atividades são cuidadosamente elaboradas, levando em consideração as dificuldades enfrentadas por estudantes, como a confusão de letras e a dificuldade de decodificar palavras”.

Além de ser acessível e respeitar o ritmo de aprendizado de um estudante disléxico, também é benéfica para estudantes com deficiência auditiva, visual, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem específicas e deficiências motoras.

A personalização do ensino é uma das principais características do Mais Inglês MT, uma das 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as 5 mais bem avaliadas no país até 2032.

 

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