22 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Pedra Preta: Classe política está engajada na luta em defesa dos animais

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Reunião em Pedra Preta – (Foto: Divulgação)

 

Parte da classe política da cidade de Pedra Preta está unida em busca de soluções para a problemática de animais abandonados na cidade, a qual também é suscetível a problemas de saúde pública, como a contaminação de pessoas com a leishmaniose. A informação foi repassada pelo médico veterinário Érico Gundim de Morais.

“No último dia 20 fui convidado para participar de uma reunião na Câmara Municipal de Pedra Preta, com os vereadores de primeiro mandato Clayton Ferreira, Samuel Cabral, Edna Maria Costa, Clebis Mariano e Rosimeire Pires, os quais estão muito interessados em solucionar os problemas dos animais abandonados.

Na reunião também participaram representantes da prefeitura como a secretária Municipal de Saúde Viviane Orlato e a vice prefeita Iraci Souza.

A Secretaria de Saúde tem interesse em marcar uma outra reunião para tratar a fundo do assunto e, inclusive tomar como exemplo uma cartilha de cuidados gerais com os animais de estimação e noções de cidadania, lançada em Rondonópolis no ano de 2013, para ser editada agora em Pedra Preta”, disse o médico veterinário.

 

Ele explica que em Pedra Preta existem duas protetoras dos animais, Ângela Carla e Daniele Luzini, que estão buscando o apoio do poder público, a princípio para a construção de um abrigo para animais abandonados.

“A reunião com os vereadores surgiu após o pedido delas que já estão nesta luta há anos. Já eu fui convidado para expor detalhes e sugestões da luta em defesa dos animais na reunião pela presidente da Câmara de Pedra Preta, vereadora Edna Costa.

Na oportunidade disse que a problemática vai além do ato de cuidar dos animais de rua, pois isso envolve também saúde pública, sendo necessário neste momento o apoio do poder público para atendimento veterinário para os animais doentes, os atropelados, além do controle de natalidade por meio de castração.

Além disso, campanhas de conscientização contra o abandono de animais. Neste momento, tenho receio da instalação de um canil municipal, pois muitas pessoas podem entender errado a ideia e a quantidade de animais abandonados aumentar”, avaliou Érico Gundim.

 

Durante a reunião ele ainda sugeriu o envolvimento da Prefeitura de Pedra Preta, poder do legislativo, Ministério Público e do Judiciário, nesta luta em defesa dos animais.

“Em Rondonópolis tivemos uma parceria exemplar quando acompanhei o trabalho do promotor de justiça Marcelo Vachiano e da juíza do Meio Ambiente Milene Aparecida Beltramini.

Parcerias como esta servem de exemplo para outros municípios, pois punições judiciais que resultaram em multas e condenações destinadas, foram revertidas em recursos para investir em lutas como esta”, externou.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo do RS chama bombeiros da reserva e policiais aposentados

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do estado, uma autorização para que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img