24.6 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Municípios: TCE está fiscalizando leitos de UTI para Covid

Equipes estão verificando as informações que foram disponibilizadas pelos municípios que possuem leitos SUS exclusivos para a doença

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Entre os leitos investigados, estão os 10 da UTI da UPA 24 horas de Rondonópolis – (Foto: Christiano Antonucc)

 

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) está realizando fiscalização in loco nas unidades hospitalares de Mato Grosso com leitos de UTI exclusivos para Covid-19, mantidas com recursos públicos, verificando as informações que foram disponibilizadas pelos municípios gestores relativas a quadro de equipe, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e respiradores disponíveis.

A medida visa atender também uma solicitação feita em conjunto pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF).

 

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, e a procuradora da República, Denise Nunes Rocha Muller Slhessarenko, solicitaram ao TCE a realização de fiscalização para constatar se a integralidade dos leitos Covid-19, divulgados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde, estão efetivamente disponíveis para ocupação imediata.

 

 

  ————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

Entre esses leitos, estão os 10 da UTI do Hospital de Referência de Saúde da Família Dr. Antônio dos S. Muniz de Rondonópolis, que fica anexo à UPA 24 horas.

O pedido visa apurar a desabilitação de leitos por iniciativa do próprio Município, “o que apontaria que tais leitos haviam sido indevidamente habilitados”.

 

Os leitos de UTI da UPA de Rondonópolis foram alvo de polêmica e informações controversas.

Segundo denúncias, eles são, na verdade, leitos de suporte, e não poderiam portanto receber recursos como UTIs, mas a Prefeitura sustenta que os leitos são de UTI completas.

Com relação ao descredenciamento para receber recurso federal, solicitado pelo próprio Município e alvo de pedido de apuração por parte do MPE e MPF, a Prefeitura informou anteriormente que foi necessário o pedido pelo fato do Hospital não ter ficado pronto a tempo, e as diretrizes do Ministério da Saúde não serem atendidas.

Os tais leitos funcionam atualmente com recursos próprios, segundo informado pelo Município.

 

Além de Rondonópolis, a investigação deve atingir também leitos de UTI do HCM de Cuiabá, e leitos clínicos do Hospital São Benedito, na Capital, e Hospital Regional de Água Boa.

A equipe do TCE deve fazer uma visita técnica a Rondonópolis nos próximos dias para dar prosseguimento as investigações.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img