19 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Servidores fazem paralisação na quinta

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Ciretran de Rondonópolis terá dia de paralisação
Ciretran de Rondonópolis terá dia de paralisação

Em função do sucateamento da estrutura física e da falta de materiais de expediente na 2ª Ciretran e na Agência Vip do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) de Rondonópolis, os servidores irão realizar um dia de paralisação nesta quinta-feira (13). De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran), Veneranda Acosta, tem servidores que estão comprando material de expediente e usando notebooks pessoais para garantir o atendimento à população.
Para ela, o problema em Rondonópolis é que a estrutura física ficou sucateada e não atende mais a demanda da cidade. “Há anos que não é feita nenhuma reforma em Rondonópolis e a demanda com o crescimento da cidade só aumenta, além disso estamos com problema de falta de material de expediente”, relatou Veneranda Acosta.
Conforme o Sinetran, na Agência Vip o espaço destinado ao atendimento é pequeno e ainda é dividido entre o posto de arrecadação e a empresa que digitaliza as imagens dos processos de Habilitação, o que acaba acumulando um grande número de pessoas. As janelas estão com persianas destruídas pela ação do tempo, deixando o sol adentrar o local o que contribui para a não refrigeração do ambiente.
O prédio, segundo o sindicato, está com várias infiltrações, não tem lugar e nem estantes suficientes para colocar as pastas de arquivos. Os servidores têm que se revezar para usar os poucos computadores que a agência tem e que são muito antigos e lentos. Não há material básico de escritório para fazer o serviço. Falta desde capa de processo, até caneta esferográfica e bobinas para a máquina de senha.
Já na 2ª Ciretran, o Sinetran informou que a situação também é precária. Não tem acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Os computadores estão com oito anos de uso e são poucos. A máquina de senha está quebrada então o servidor tem que chamar o usuário e como vários serviços são oferecidos, a situação fica mais complicada confundindo a população.
No setor de vistoria, ainda de acordo com informações do sindicato, falta cadeira para os usuários que, às vezes, ficam no sol, já que a parte coberta é reduzida. Sem falar na falta do lápis para realizar o decalque, thinner e equipamentos de proteção individual. “Se não bastasse tudo isso, o servidor tem ainda que justificar a lentidão no sistema do Detrannet, isso quando ele não está inoperante de vez, fazendo a população esperar horas ou então ter que voltar outro dia”, repassa o sindicato.
Para tentar reverter a situação, Veneranda Acosta destacou que o Sinetran buscará apoio dos deputados estaduais de Rondonópolis para que atuem junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) na busca por reformas e compras de novos computadores, além da regularização do fornecimento de material de expediente. “Já falamos inúmeras vezes com a direção do Detran-MT, que nos repassa que o problema está na Sefaz, que centraliza os recursos”, reiterou a sindicalista.
De acordo com Veneranda Acosta, o Detran-MT arrecada diariamente R$ 1,2 milhão que por lei devem ser aplicados no trânsito. “O problema não é falta de recursos, pois tem arrecadação. A questão é uma má gestão”, argumentou.
Além da paralisação desta quinta-feira (13), o Sinetran não descarta novas paralisações ou até mesmo uma mobilização mais longa.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Comunidade Divino Espírito Santo: Dia do Padroeiro tem comemoração com cavalgada e almoço neste domingo

A Comunidade do Divino Espírito Santo comemora o dia do seu padroeiro neste domingo (19) com missa, cavalgada e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img