22.2 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Longa espera para descarregar em terminal ferroviário

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Filas próximas ao terminal continuam causando transtornos ao trânsito na BR-364

Cerca de 1.200 motoristas estão há mais de 48 horas aguardando para descarregar seus caminhões no terminal ferroviário da América Latina Logística (ALL), em Alto Araguaia. Na tarde de ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma fila de quase 30 quilômetros na BR-364, o que provocou vários transtornos aos motoristas que trafegam pela via. A informação foi divulgada ontem pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte em Empresas do Transporte Terrestre de Rondonópolis (STTRR) e pela  Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC).
Segundo o diretor executivo da ATC, Miguel Mendes,  o pátio da ALL não comportou o grande fluxo de caminhões e as filas se estenderam para a rodovia. “Isso se deve ao mau planejamento da logística da empresa que contrata mais serviço do que comporta seus pátios”, avalia Miguel Mendes.
Ele repassou que na próxima segunda-feira (16), a ATC e STTRR vão protocolar uma nova denúncia contra a empresa no Ministério Público do Trabalho (MPT).
De acordo com o presidente do STTRR, Luiz Gonçalves da Costa, a América Latina Logística já foi multada neste ano em R$ 500 mil pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por dano moral coletivo aos motoristas e ainda foi impedida de receber, nos terminais, mais veículos do que comporta sua capacidade operacional. Além disso, o tempo de espera limite dos caminhoneiros deve ser no máximo de cinco horas, sob pena de multa no valor de R$ 1 por cada tonelada/hora. “A demora para descarregar está causando prejuízos aos motoristas, pois várias empresas de transporte estão se negando a pagar estadia para os trabalhadores porque alegam que o problema foi causado pela ALL”, disse Luiz Gonçalves.
Conforme Miguel Mendes, na tarde de ontem, vários motoristas foram acomodados em espaços ao entorno da BR-364. Um deles foi o pátio de um posto de combustível abandonado. “A PRF começou a multar os motoristas que estavam em fila na BR. Com isso, eles tiveram que ir para locais improvisados e a BR foi liberada. Mas, com certeza, as filas se formarão novamente porque caminhões chegam a todo instante no local”, externa Miguel Mendes.
Conforme o executivo da ATC, a ALL não está respeitando o tempo de descanso dos motoristas previsto na recém sancionada Lei 12.619, que regulamentou a profissão dos motoristas. “Os trabalhadores estão sendo obrigados a acordar de madrugada para descarregar seus caminhões. Isso fere a lei que estabelece o descanso do trabalhador”, denuncia Miguel Mendes.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Rádios digitais usados pelas polícias de MT possuem criptografia que impede criminosos de copiarem frequência

Os rádios digitais usados pelas forças de segurança dos 142 municípios de Mato Grosso possuem criptografia que evita que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img