Cerca de 1.200 motoristas estão há mais de 48 horas aguardando para descarregar seus caminhões no terminal ferroviário da América Latina Logística (ALL), em Alto Araguaia. Na tarde de ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma fila de quase 30 quilômetros na BR-364, o que provocou vários transtornos aos motoristas que trafegam pela via. A informação foi divulgada ontem pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte em Empresas do Transporte Terrestre de Rondonópolis (STTRR) e pela Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC).
Segundo o diretor executivo da ATC, Miguel Mendes, o pátio da ALL não comportou o grande fluxo de caminhões e as filas se estenderam para a rodovia. “Isso se deve ao mau planejamento da logística da empresa que contrata mais serviço do que comporta seus pátios”, avalia Miguel Mendes.
Ele repassou que na próxima segunda-feira (16), a ATC e STTRR vão protocolar uma nova denúncia contra a empresa no Ministério Público do Trabalho (MPT).
De acordo com o presidente do STTRR, Luiz Gonçalves da Costa, a América Latina Logística já foi multada neste ano em R$ 500 mil pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por dano moral coletivo aos motoristas e ainda foi impedida de receber, nos terminais, mais veículos do que comporta sua capacidade operacional. Além disso, o tempo de espera limite dos caminhoneiros deve ser no máximo de cinco horas, sob pena de multa no valor de R$ 1 por cada tonelada/hora. “A demora para descarregar está causando prejuízos aos motoristas, pois várias empresas de transporte estão se negando a pagar estadia para os trabalhadores porque alegam que o problema foi causado pela ALL”, disse Luiz Gonçalves.
Conforme Miguel Mendes, na tarde de ontem, vários motoristas foram acomodados em espaços ao entorno da BR-364. Um deles foi o pátio de um posto de combustível abandonado. “A PRF começou a multar os motoristas que estavam em fila na BR. Com isso, eles tiveram que ir para locais improvisados e a BR foi liberada. Mas, com certeza, as filas se formarão novamente porque caminhões chegam a todo instante no local”, externa Miguel Mendes.
Conforme o executivo da ATC, a ALL não está respeitando o tempo de descanso dos motoristas previsto na recém sancionada Lei 12.619, que regulamentou a profissão dos motoristas. “Os trabalhadores estão sendo obrigados a acordar de madrugada para descarregar seus caminhões. Isso fere a lei que estabelece o descanso do trabalhador”, denuncia Miguel Mendes.
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