33.5 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Entre o Santa e o Cuiabá

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Sempre tive simpatia pela equipe do Santa Cruz de Recife que, entra hoje em campo, para enfrentar o Cuiabá pela fase semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro, no estádio Luthero Lopes. O Santa é, talvez, entre os times grandes do Brasil, o que vive o maior calvário da história do futebol brasileiro, pois não deve ser fácil para o torcedor ver um time tão tradicional em pouco tempo sair da Série A do futebol brasileiro e ir parar no abismo, que é a Série D. Como diria o vereador Milton Gomes da Costa, o Santa não comeu o pão que o diabo amassou e sim o diabo que amassou o pão.
O mais interessante de tudo isso é que no fundo do poço, o Santa ainda mantém o torcedor fiel. Sim, o Tricolor é a equipe do futebol brasileiro que tem a melhor média de público do país em jogos em casa somando as Séries A, B, C e D. Ou seja, um time com uma torcida tão fiel como o Santa merece ser admirado e respeitado.
E passei a gostar do Santa desde criança, pois como torcedor do São Paulo, gostava de ver em campo um Tricolor com a camisa tão semelhante. Assim como gosto do Santa, gosto do Botafogo de Ribeirão Preto e outros Tricolores do país.
Nos últimos anos, a admiração cresceu ao conhecer a história de Marcos Birigui com o Santa. O treinador, que faz sucesso em Mato Grosso, foi ídolo no Arruda e ajudou, e muito, a equipe a conquistar títulos. Ficou famoso em Recife nos bons e nos maus momentos. Até mesmo tomando um gol, Birigui é celebrado, afinal quem não se lembra daquele gol de falta do Zico, no Maracanã, em 1987. Uma brincadeira que é contada e que não é verdade é que Birigui, antes da cobrança de falta, teria gritado para o Zé do Carmo ficar de costas para o gol. O mesmo teria virado para o Birigui e dito: “você está louco, não quero perder esse golaço do Zico”.
Vale lembrar que neste jogo, vencido pelo placar de 3 a 1 pelo Mengo, o Zico marcou três gols.
O jogo de hoje também será o momento de ver um dos meus ídolos de infância. Como bom são-paulino, sempre fui fã do Zé Teodoro, um dos maiores laterais que o Tricolor do Morumbi já teve. Zé Teodoro, para quem não sabe, é o atual treinador do Santa.
Hoje, confesso que sinto-me dividido entre torcer para o Santa ou para o Cuiabá. Apesar de ser simpático ao clube de Recife, reconheço que seria interessante para o futebol de Mato Grosso ver uma equipe na final da Série D e conquistando o título.
Para o nosso pobre futebol local, um título mesmo na última divisão do futebol nacional, seria um impulso para novos investimentos. Vou hoje ao Luthero Lopes dividido entre o Santa e o Cuiabá.
N.R- Antes de encerrar esse texto, gostaria de lamentar a morte do jornalista esportivo Luis Mendes, uma das lendas da crônica esportiva brasileira, que faleceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de outubro, aos 87 anos de idade. Mendes para quem não sabe acompanhou 16 Copas do Mundo e foi o autor do termo “golaço” no futebol.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img