21 C
Rondonópolis
 
 

Finanças: Educação ajuda a melhorar a “saúde financeira”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Cooperativa Sicredi Sul MT tem difundindo a importância da educação financeira aos seus associados – (Foto: Divulgação)

 

Famílias inadimplentes ou com dívidas que comprometem grande parte do orçamento têm sido uma realidade cada vez maior no nosso País. Além de prejudicar a economia, a falta de educação financeira pode acarretar em problemas emocionais e materiais. Por isso, a educação financeira como agente gerador de conscientização de boas práticas tem sido amplamente valorizada.

Um dos problemas é que as pessoas foram criadas para ganhar dinheiro, mas, de modo geral, não são preparadas para como gastar de forma adequada esse dinheiro. O resultado é que a sociedade se depara com pessoas com rendas ótimas, porém preocupadas e estressadas com tantas dívidas.

Conforme pesquisas recentes, mais de 60% dos brasileiros estão endividados.

Apesar da seriedade do assunto, muitas pessoas procuram se aprofundar nos conceitos da educação financeira apenas quando começam a trabalhar ou formar uma família, muito tarde.

No entanto, especialistas defendem que o tema seja tratado desde a infância, como base curricular na escola. Afinal, não importa qual seja a profissão no futuro, todos terão que saber lidar com o dinheiro.

É bom destacar que a realização de sonhos, sem percalços e endividamento, só é possível com um bom planejamento familiar e pessoal. O assessor de negócios da cooperativa Sicredi Sul MT, Ezequiel Machado de Souza, alerta que uma sociedade mais endividada significa menos dinheiro circulando na economia local e isso colabora com o desemprego e outros prejuízos.

“Por outro lado, famílias bem estruturadas financeiramente realizam viagens, festas de aniversários, vão ao cinema, fazem compras, e isso traz bem-estar e, como consequência, um crescimento econômico para a sociedade”, diz.

Nesse contexto, empresas e cooperativas já têm se despertado para ampliar essa consciência financeira. A cooperativa Sicredi Sul MT, por exemplo, antes da pandemia do novo coronavírus já vinha realizando palestras sobre o tema em faculdades, empresas e, assim como também lançou uma série de vídeos educativos denominados “Fique no verde”.

“Acreditamos que uma sociedade se torna mais forte quando as pessoas realizam os seus sonhos”, enfatiza Ezequiel Machado.

 


 

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img