25.7 C
Rondonópolis
 
 

Cadê as câmeras Pref? | E o salário? | É sempre assim… | A quem interessa? | Pesquisa acessibilidade | Posse

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

CADÊ AS CÂMERAS PREF? I

O Governo do Estado divulgou ontem (6) que as câmeras do programa Vigia Mais MT estão contribuindo para a solução de crimes em várias cidades do Estado. Segundo o governo estadual, o programa já está habilitado em 116 dos 141 municípios de Mato Grosso, além de entes públicos e privados. Rondonópolis, infelizmente, ainda faz parte das cidades que não contam com o programa. Isso porque, apesar de ter feito a adesão, e recebido do Estado mais de 600 câmeras, nada foi instalado pela Prefeitura. Desde julho do ano passado os equipamentos estão na cidade inutilizados.

CADÊ AS CÂMERAS PREF? II

Vale lembrar que o Vigia Mais MT está previsto na lei n° 11.766/2022, proposta pelo governador Mauro Mendes, e tem o objetivo de ampliar a capacidade de monitoramento e modernizar as ações das forças de segurança pública, podendo ter câmeras instaladas em locais voltados para áreas de interesse público (ruas, avenidas, praças, e espaços que garantem a segurança coletiva).


 

E O SALÁRIO? I

Trabalhadores contratados por uma terceirizada para prestarem serviços para a Secretaria Municipal de Saúde estão reclamando de atrasos constantes nos pagamentos dos salários e de benefícios, bem como de repasse do FGTS. Ao A TRIBUNA, disseram que a alegação da empresa para o pagamento em atraso seria o de não receber da Prefeitura no prazo, contudo, os próprios trabalhadores questionam a informação uma vez que dizem que os terceirizados por outras empresas vêm recebendo corretamente.

E O SALÁRIO? II

“É sempre a mesma desculpa de que a Prefeitura não fez o pagamento para a empresa. Enquanto isso, nós trabalhadores não recebemos nos prazos como se não tivéssemos compromissos com data marcada”, lamentou um dos trabalhadores. Eles querem que o Município tome alguma providência para que a empresa faça os pagamentos corretamente.


 

É SEMPRE ASSIM…

Esse tipo de reclamação dos trabalhadores terceirizados por meio de empresas que mantêm contrato com a Prefeitura de Rondonópolis não é novidade. A questão é que passa ano e vem ano e situações como essa se repetem. A Prefeitura ignora o problema que prejudica os trabalhadores e insiste em terceirizar mais e mais o serviço público.


 

A QUEM INTERESSA?

Para se ter uma ideia, conforme a prestação de contas feita pelo Município referente aos gastos públicos de 2023, a gestão gastou mais de R$ 130 milhões no ano com pagamento a empresas que terceirizam mão de obra para o Município. Será que quem ganha mais com isso são os trabalhadores ou as empresas que lucram com os contratos?


 

PESQUISA ACESSIBILIDADE I

Nos últimos três anos, pessoas com deficiência (PCDs) que buscaram assistência no Sistema de Justiça do Brasil puderam participar de uma pesquisa sobre inclusão e acessibilidade nos serviços judiciais. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), realizará a análise dos dados em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Interessados em contribuir devem preencher um formulário indicando sua intenção de participar até o dia 23 de fevereiro pelo site do CNJ.

PESQUISA ACESSIBILIDADE II

O objetivo da pesquisa é mapear e avaliar como a acessibilidade e a inclusão são gerenciadas nos serviços utilizados por cidadãos e cidadãs, operadores e operadoras do direito com deficiência. Além dos usuários do Sistema de Justiça, também serão convidados a participar do estudo servidores, magistrados, advogados, membros das Defensorias Públicas e do Ministério Público que possuem deficiência. O CNJ entrará em contato com as pessoas inscritas para participarem de entrevistas entre fevereiro e agosto deste ano. Os dados enviados serão mantidos em sigilo


 

(Foto – Wheverton Barros)

POSSE

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) se reuniu na noite de anteontem (5) para a cerimônia de posse da reitora Analy Castilho Polizel de Souza e também do vice-reitor Renato Wasques. A posse aconteceu na presença de autoridades políticas, militares e da sociedade civil organizada. Os integrantes da banda Marinho e seus Beat Boys, composta por filhos de pioneiros rondonopolitanos, abriu a cerimônia interpretando canções que marcaram a história da cidade, assim como o evento que marcou a posse da primeira reitora eleita da UFR.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img