28.1 C
Rondonópolis
 
 

Mãe localizada | Safra do pequi em MT | AL quer convocar secretário | Sem identificação | Bolsas de mestrado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

MÃE LOCALIZADA I

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), identificou a mãe que abandonou um bebê recém-nascido, no último dia 05 de outubro, em uma igreja no bairro Jardim Imperial, em Cuiabá. A mulher de 36 anos é casada e escondeu a gravidez do marido e de toda família, dizendo que estava acima do peso. Após ser descoberta, ela chegou a dizer para irmã que ouvia uma voz para matar a criança, mas que decidiu ter o filho sozinha e entregar para adoção.

MÃE LOCALIZADA II

Ela foi reconhecida pela irmã, que a colocou contra a parede, momento em que ela confessou à família sobre a gestação e o parto secretos. Ela revelou ainda à irmã que teve o bebê sozinha e que chegou a pensar em matar o filho, porém, optou pela entrega. Ainda, segundo a polícia, a investigada está sofrendo com distúrbios mentais, foi encaminhada ao psiquiatra e está recebendo suporte médico, para que tenha condições de ser ouvida sobre os fatos.

MÃE LOCALIZADA III

As apurações buscam identificar agora as circunstâncias do parto e as motivações da mulher em abandonar o bebê. A Polícia Civil também apura a informação de que a mulher já teria abandonado outro bebê, anteriormente, há aproximadamente cinco anos, quando o recém-nascido foi encontrado dentro de uma caixa de sapatos, também no bairro Jardim Imperial.


 

(Foto – Assessoria)

SAFRA DO PEQUI EM MT I

Maior produtor de pequi de Mato Grosso, Ribeirão Cascalheira tem a previsão de colher 350 toneladas de pequi nesta safra. A produção vem sendo acompanhada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Ribeirão Cascalheira. A colheita do fruto começou em algumas propriedades e segue até o mês de dezembro. O município possui aproximadamente 56 mil pés da fruta. A Empaer tem ajudado os produtores para a geração de renda a partir da comercialização do pequi e repassado informações técnicas sobre o aproveitamento do fruto, produção de mudas e manejo aos agricultores familiares.

SAFRA DO PEQUI EM MT II

Em Ribeirão Cascalheira, há várias espécies da fruta, sendo com grande espessura de poupa, com menor espessura de poupa, amarelo bem intenso, amarelo mais claro, além de uma espécie que é quase branco. As frutas possuem até cinco caroços. Em MT, são produzidas quatro variedades de pequi, na região da Baixada Cuiabana, sendo que o de tamanho menor é o mais consumido na culinária. Em Barra do Garças, o de tamanho considerado grande é o mais consumido, e em São Félix do Araguaia, o médio. O pequi sem espinho é encontrado no Xingu, na reserva indígena.


 

AL QUER CONVOCAR SECRETÁRIO

Os integrantes da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa receberam a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que mostrou o balancete financeiro e orçamentário da pasta referente ao segundo quadrimestre de 2023. Após a apresentação dos técnicos, os deputados não gostaram dos dados explanados pela SES e, ficou acertado que, na sessão de hoje (11), o presidente da comissão, deputado Lúdio Cabral (PT), vai apresentar um requerimento pedindo a convocação do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para tratar especificamente da questão. Os deputados estão discutindo a judicialização na saúde, processo de regulação, e a necessidade de fazer um planejamento da rede de serviço estadual por região.


 

SEM IDENTIFICAÇÃO

O corpo encontrado no Rio Vermelho no último sábado (7) na região do Residencial Altamirando segue sem ser identificado. O corpo permanece no Instituto Médico Legal (IML) de Rondonópolis aguardando identificação, que deverá ser feita pela arcada dentária. O cadáver já em decomposição tinha sinais de perfurações, o que indica a possibilidade de crime.


 

BOLSAS DE MESTRADO I

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP), aprovou um projeto institucional de bolsas de Mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse projeto segue a missão do CNPq de promover a Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuindo para o avanço do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional. Como resultado, a PROPGP lançou a Chamada Interna nº 01/PROPGP/DPG 2023 – Bolsas de Mestrado do CNPq.

BOLSAS DE MESTRADO II

A concessão de bolsas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade e dos indicadores dos cursos, com um impacto notável na permanência e na taxa de sucesso dos discentes. Ao mesmo tempo, permite que eles se dediquem integralmente às suas pesquisas e às atividades do programa.

BOLSAS DE MESTRADO III

As inscrições para participação no processo de seleção deverão ser efetuadas pelos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFR no período de 09 a 18 de outubro de 2023. A chamada completa está disponível no sítio eletrônico da PROPGP.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img