25.3 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Doador de órgãos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Ministério da Saúde)

Como foi informado pelo A TRIBUNA na edição de quarta-feira (3), os cartórios de todo o país lançaram um documento eletrônico que vai permitir a oficialização da vontade dos cidadãos que querem ser doadores de órgãos.

A partir de agora, quem desejar se tornar doador de órgãos poderá preencher a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em qualquer um dos 8,3 mil cartórios de notas do país. A emissão é gratuita.

A medida é importante uma vez que, com certeza, deve contribuir para ampliar a quantidade de doadores de órgãos no país. E isso é uma forma de também ajudar a reduzir a atual fila de espera de pacientes por um órgão. São mais vidas que poderão ser salvas.

Além disso, é fundamental ressaltar que aqueles que desejam autorizar a doação de órgãos poderão fazer a autorização de forma eletrônica, sem precisar sair de casa. É só acessar o site da AEDO e preencher um formulário eletrônico, que será enviado ao cartório selecionado no momento do acesso.

A seguir, uma data será agendada pelo cartório para a realização de uma videoconferência, na qual o cidadão será identificado e deverá assinar o documento eletronicamente.

Vale lembrar ainda que as autorizações dos doadores ficarão disponíveis em um sistema eletrônico e poderão ser acessadas pelos profissionais de saúde para comprovar o desejo de quem faleceu.

A verdade é que toda iniciativa que vise simplificar para os cidadãos tende a contribuir para que um número maior de pessoas optem em autorizar a doação de órgãos.

Para se ter uma ideia da importância de ampliar o número de doadores de órgão, o Ministério da Saúde aponta que mais de 60 mil pessoas aguardam em filas por um transplante de órgão no Brasil. Quantidade que, certamente, pode ser reduzida com um maior número de doadores.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Roo ficou de fora: Doses da vacina contra a dengue serão liberadas a municípios nesta quinta

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recebeu, na tarde desta ontem (29.04), mais de 32...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img