25 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Categorias C, D e E: Motoristas têm até hoje para fazer exame toxicológico

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Exame toxicológico é obrigatório na obtenção ou renovação da CNH para as categorias C, D e E, sendo realizado a cada dois anos e seis meses (Foto – Thomaz Silva – Agencia Brasil)

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) alerta que o prazo para a realização dos exames toxicológicos de motoristas das categorias C, D e E com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencendo entre julho e dezembro de 2024 se encerra nesta terça-feira (30).

Conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoristas com a data de vencimento da  CNH  entre janeiro e junho de 2024 tiveram até o dia 31 de março deste ano para fazer o exame.

O exame toxicológico é obrigatório na obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para as categorias C, D e E, sendo realizado a cada dois anos e seis meses.

Os condutores dessas categorias devem providenciar a realização do exame em laboratórios devidamente credenciados à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e não precisam comparecer ao Detran para apresentar o exame, uma vez que o resultado é lançado pelo laboratório credenciado diretamente no sistema nacional, sendo disponível para consulta através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) do Governo Federal.

Motoristas das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a CNH tenha vencido entre janeiro e junho. No caso das CNHs que vencerão entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas a partir de 31 de maio.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 165-D, é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e inclusão de 7 pontos na CNH. No site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) é possível consultar a validade do exame toxicológico.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img