34.4 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Na base do conta-gotas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Arquivo)

Dias atrás, neste mesmo espaço, o A TRIBUNA chamou a atenção para a demora da gestão do prefeito Zé Carlos do Pátio em instalar as quase 700 câmeras de monitoramento que recebeu do Estado em julho do ano passado, que foram adquiridas com recursos do Programa Vigia Mais MT, lançado pelo governador Mauro Mendes (UB), visando reforçar a segurança pública em Mato Grosso.

Ontem (5), conforme noticiou o A TRIBUNA, a Prefeitura de Rondonópolis informou que concluiu o primeiro de dois processos licitatórios que realizará para a contratação de quem ficará responsável pela instalação dos equipamentos e a sua manutenção.

É que pelo convênio firmado com o Estado, que comprou e repassou os equipamentos, cabe ao município a responsabilidade de realizar as instalações das câmeras nos locais definidos, em estudo prévio, pelas forças de segurança, bem como garantir a manutenção do sistema.

Como já foi ressaltado neste espaço por várias vezes, a instalação dessas câmeras será uma medida que vai contribuir no combate à criminalidade. Por isso, nada justifica esta inoperância da gestão municipal em colocar para funcionar estas câmeras de vigilância, que se encontram ainda nas caixas.

Para piorar, ainda não se tem previsão de quando que os equipamentos estarão em operação, pois no comunicado que fez sobre a conclusão do primeiro processo licitatório cita ainda que deve lançar uma concorrência pública para a compra de materiais como postes, braços, cabos, dentre outros, para que os equipamentos possam ser instalados.

Sabe-se lá quando acontecerá isso, espera-se apenas que o próximo passo seja mais rápido do que este primeiro, que foi concluído simplesmente seis meses depois da chegada das câmeras de vigilância.

Até mesmo porque, a instalação dessas câmeras será uma medida que vai contribuir, e muito, no combate à criminalidade, auxiliando as polícias na prevenção, bem como em investigações de crimes e na identificação de criminosos.

É preciso que seja dado mais celeridade neste processo. Não dá mais para estas câmeras seguirem inutilizadas e, consequentemente, se deteriorando com o tempo por falta de manutenção, como já se viu acontecer em Rondonópolis em período não tão distante.

Enquanto aqui, a prefeitura de Rondonópolis com o seu processo licitatório a conta-gotas patina para instalar os equipamentos, outros municípios do Estado, bem menores até, já estão com as câmeras instaladas, apoiando as forças de segurança no combate ao crime e garantindo mais segurança aos seus cidadãos.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img