23.5 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Efeitos do El Niño na nossa economia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – César Augusto)

Os efeitos do fenômeno climático El Niño em Mato Grosso, afetando a safra de grãos, realmente é um fator preocupante para a economia de todo o Estado.

Assim como vêm alertando os economistas, as cidades mais afetadas serão, é claro, aquelas que têm na agropecuária sua principal fonte econômica, porém, municípios como Rondonópolis não devem deixar de sentir reflexos negativos em sua economia.

Isso porque, em se confirmando as previsões de queda no faturamento da safra, o dinheiro passa a girar menos, o que reflete em vários setores como comércio e serviço. Setores estes fundamentais na economia local.

Infelizmente, o prognóstico atual não é dos melhores. O temor é que, caso se concretizem a queda de 15% na safra e de 35% nos preços, reduzindo em 45% o faturamento com a safra de soja, que foi a commoditie mais impactada com o El Niño, Rondonópolis também vai sentir os impactos negativos do cenário.

A questão é que os dados atualizados pelo IMEA mostram que até o dia 23 deste mês mais de 65% da área plantada em Mato Grosso já foi colhida nessa safra 2023/2024 com resultados nada animadores.

Enquanto na última safra, 2022/2023, a produtividade média do Estado foi de 62,30 sacas de soja por hectare, conforme levantamento do IMEA, esse ano foi registrado 52,81 sacas por hectare até o momento, uma queda superior a 15% na produção.

Ao mesmo tempo, o preço da saca da soja caiu 35% desde fevereiro do ano passado. A commoditie que era negociada a R$ 145,66 a saca em 23 de fevereiro de 2023, era negociada neste mês em Mato Grosso a R$ 94,55.

Os números não podem ser ignorados e é importante que Rondonópolis esteja devidamente preparada caso essa situação se concretize para amenizar os impactos negativos que podem atingir a economia local.

A Prefeitura atendeu o Sindicato Rural, decretando situação de emergência no campo para que produtores possam renegociar dívidas e obter recurso públicos que minimizem a perda da safra.

O que se espera é que essas medidas realmente se tornem realidade para que o município não tenha sua economia tão impactada, até porque Rondonópolis vem passando por um período importante de crescimento econômico, sendo a cidade do interior de Mato Grosso que mais gera empregos, batendo recordes seguidos na balança comercial e vendo seu PIB disparar nos últimos anos.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img