26.8 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Cautela e canja de galinha…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Arquivo)

Os casos de Covid-19 aumentaram bastante neste início de ano em Rondonópolis em relação ao que vinha sendo registrado nos últimos meses de 2023. É claro que a situação atual não é motivo para pânico, até porque hoje os casos graves da doença, e até aqueles em que os pacientes necessitam de internação hospitalar, são bem menos frequentes.

Contudo, é preciso ter cautela e se há meios de prevenção, eles precisam ser adotados.

Mesmo que a Covid-19 cause hoje um número bem menor de mortes e de agravamentos, um quadro bem diferente daquele vivenciado durante a pandemia, mas ainda provoca sintomas e é importante que sua transmissão não saia do controle.

Diante disso, é fundamental que a população adote as medidas preventivas possíveis, como o uso de máscaras em locais fechados e de grandes aglomerações, bem como aqueles que estejam infectados usem a máscara quando mantiverem contato com outras pessoas.

E que as pessoas se vacinem, concluindo os ciclos vacinais com todas as doses recomendadas e que não deixem de receber as doses de reforço quando indicadas. A vacina é a melhor forma de prevenção contra o agravamento ou até a morte em decorrência da doença.

O que não se deve deixar de considerar é que a Covid-19 é transmitida por um vírus e assim como a gripe, a transmissão é maior em alguns períodos do ano.

Esses picos, com elevação do número de casos como ocorre agora com a Covid-19 também acontecem com a gripe. Hoje, a Covid-19 não é mais uma doença pandêmica, mas pode causar endemias ou epidemias de tempos em tempos e por isso, não pode ser negligenciada.

Além disso, novas subvariantes da Covid-19 podem surgir de tempos em tempos, sendo que o alto índice de transmissão contribui para que isso ocorra, e, portanto, cabe a população estar informada e atenta para as recomendações dos órgãos de saúde, especialmente quando há recomendação para a necessidade de imunização ou adoção de outras medidas preventivas.

Por tudo isso, é que neste momento de aumento de casos é primordial que cada um possa fazer a sua parte na prevenção, usando máscaras quando necessário ou recomendado e mantendo a vacinação em dia. Afinal, como ensina aquele velho ditado popular, cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor se estende até sábado e deve atingir Rondonópolis e mais 44 municípios de MT

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta que a onda de calor que atinge o Estado desde o último...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img