30.7 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Agir antes da tragédia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Arquivo)

As chuvas ainda nem se intensificaram e já começaram evidenciar os pontos críticos de Rondonópolis, que precisam ser monitorados e estudados com muita atenção pela Prefeitura Municipal, para que os motivos de alagamentos de residências sejam conhecidos e soluções possam ser viabilizadas urgentemente.

Talvez Rondonópolis jamais consiga vencer completamente esses alagamentos, pelo simples fato de que bairros e vias públicas ocuparam os terrenos para onde os corpos d´água se expandem naturalmente nas épocas de chuvas.

Em decorrência disso, infelizmente, ainda existe um número considerável de famílias que vive em locais considerados de risco.

Hoje, muitas áreas habitadas se encontram quase no caminho dos muitos cursos d’águas que cortam a cidade, bastando uma pequena elevação para que sejam atingidas, ao passo que outras sofrem os efeitos da impermeabilização crescente do solo e, consequentemente, do aumento constante de volume das águas pluviais que correm para as áreas mais baixas.

Como é o caso Jardim Morumbi, Maracanã, Vila Roseli, Vila Mamed e Vila São Paulo. Como mostrou o A TRIBUNA na edição de ontem (22), pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), demonstrando muita propriedade e conhecimento de causa, cobrou atenção da Prefeitura para a situação de risco dos moradores desses bairros que vivem nas proximidades do córrego Piscina.

Adonias alertou que ali é uma “tragédia anunciada” e a Prefeitura precisa fazer algo com urgência. Citou que, na terça-feira (21), embora rápida, uma forte chuva fez com que o córrego Piscina transbordasse, ameaçando residências e causando transtornos aos moradores.

O município não pode, simplesmente, ignorar que o problema não existe. São famílias que de uma hora para outra podem perder suas casas e até suas vidas.

Os eventos climáticos atípicos acontecem e podem resultar em uma tragédia, basta lembrar dos muitos acontecimentos que deixaram um rastro de morte em vários estados do Brasil nos últimos meses.

É fundamental a gestão do prefeito José Carlos do Pátio agir rápido e assim evitar que o pior aconteça. Precisa usar os meios que tem para resolver de uma vez por todas esse problema. Não se pode esperar!

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor se estende até sábado e deve atingir Rondonópolis e mais 44 municípios de MT

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta que a onda de calor que atinge o Estado desde o último...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img