31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

🔊 EDITORIAL: Fiscalizar para educar…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

🔊ouça o áudio, clicando abaixo…

(Foto – Arquivo)

Finalmente, a administração de Zé do Pátio concluiu a licitação para a volta do sistema de fiscalização eletrônica do trânsito urbano de Rondonópolis e dentro de alguns meses já deveremos ter os equipamentos instalados, de volta em ruas e avenidas da cidade.

Ao todo, serão 15 avanços semafóricos, 22 lombadas eletrônicas, 60 radares fixos, 36 medidores de peso e 36 de altura, além de 10 totens para divulgação de informações sobre o trânsito, ao custo de R$ 33,6 milhões.

Essa é uma medida que já vimos defendendo há tempos, pois é inegável que no período em que estiveram instaladas na cidade, entre 2014 e 2019, os equipamentos forçaram uma diminuição no número de acidentes e era visível que os condutores de veículos acabaram por ficar mais educados para as questões do trânsito.

Sempre houve aqueles que criticavam o sistema, acusando-o de ser uma “indústria da multa”, mas não se sabe de casos de multas que tenham sido aplicadas irregularmente. Ou seja: só foram multados aqueles condutores que cometeram alguma irregularidade flagrada pelos equipamentos.

Em compensação, e os leitores que têm boa memória vão se lembrar disso, o grande número de acidentes violentos que tínhamos na cidade, anteriores à instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica, foram drasticamente reduzidos e vimos que com o tempo esses condutores passaram a se educar e ao final, quando os equipamentos foram retirados, tínhamos um trânsito organizado e mais pacífico, tudo graças aos equipamentos eletrônicos de fiscalização.

Não podemos afirmar que hoje estejamos em situação semelhante ou igual ao período anterior à instalação dos equipamentos, mas é nítido que há um grande número de motociclistas e motoristas que transitam pelas nossas ruas sem o menor respeito pelas regras de trânsito, colocando a segurança de todos em risco, e tudo devido principalmente à falta de um sistema de fiscalização no trânsito que penalize esses maus condutores.

Esperamos agora que esses equipamentos sejam instalados logo e que realmente funcionem de forma correta, penalizando apenas os maus condutores, trazendo mais segurança para os bons condutores e tornando nossas ruas e avenidas mais seguras.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas em Santa Catarina obrigam 925 pessoas a abandonar casas

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina a partir da última sexta-feira (17) causaram transtornos em ao menos 24...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img