22.7 C
Rondonópolis
 
 

O sonho profissional

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

É chegado o momento de muitos jovens decidirem o seu futuro, muitas pessoas realizarem sonhos antigos e muitos mudarem a direção de tudo que fizeram até agora. As provas do Enem acontecem neste domingo (5) e no próximo (12). Ter uma boa participação é fundamental para quem quer uma vaga em universidade pública, bem como ter acesso a programas de financiamento educacional.
O processo de escolha por uma profissão não é pontual; há um percurso a ser percorrido envolvendo reflexão e, consequentemente, conscientização sobre as suas características de personalidade, suas habilidades, competências e ainda seus reais interesses. Tal escolha diz respeito ao seu modo de ser, a seus talentos e habilidades desenvolvidas ao longo de sua vida e do processo de escolarização. Além, obviamente, da influência do meio social: em especial, pais e familiares. Após passar por esse difícil processo, chega o próximo: conseguir realizar o que projetou. O Enem revolucionou a forma de ingressar em curso superior no Brasil. Podemos sentir isso em Rondonópolis, são estudantes de várias partes do Brasil que chegam a UFMT em busca de formação profissional.
O Enem contribui para a inclusão de estudantes de baixa renda no ensino superior. Se antes, por falta de dinheiro, um rondonopolitano não conseguiria ir até João Pessoa prestar vestibular, por exemplo, hoje ele pode se inscrever pela internet e concorrer a uma vaga na Universidade Federal da Paraíba. Por outro lado, a democratização tão comemorada não impede que os estudantes que tiveram melhor qualidade de ensino, fiquem com as vagas dos cursos mais concorridos. Ainda vale a lei da educação básica mais forte.
Ter um bom resultado no Enem significa poder escolher as melhores universidades do país para estudar e, consequentemente, concorrer aos melhores benefícios profissionais como a futura empregabilidade e a construção de uma carreira. Portanto, muita atenção com o horário do início das provas e boa sorte aos mais de 10 mil candidatos de Rondonópolis, bem como de cidades vizinhas, que prestam o exame nos próximos domingos.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img