24.6 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

A impopularidade presidencial

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O primeiro presidente da história denunciado por corrupção, ainda no exercício do cargo, é também o que tem a pior popularidade desde que pesquisas começaram a mensurar isso. Com minguados percentuais de aprovação, a reprovação ao presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), tem números impressionantes. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) com o Instituto MDA, divulgada anteontem (19), o presidente tem a pior avaliação na história da pesquisa, com aprovação de sua gestão por apenas 3,4% dos brasileiros entrevistados, e avaliação negativa para o governo de 75,6%.
Quando a avaliação é pessoal, o índice de rejeição só aumenta, batendo o nível mais baixo da série, iniciada em 2011: 84% dos entrevistados desaprovam Temer. Em fevereiro, eram 62%. Em junho do ano passado, após o impeachment, a rejeição era de 40%. Depois, o índice subiu para 51%, 62%, e agora está em 84%. Desde o fim da ditadura militar, é o presidente mais detestado pelos brasileiros.
O que faz os brasileiros reprovarem tanto Temer? Primeiro, uma parcela da população considera que ele aplicou um golpe no governo petista de Dilma Rousseff; segundo, os claros indícios de que o presidente está envolvido nos mais diversos escândalos de corrupção. Depois, as denúncias feitas e as manobras para se livrar dessas acusações, e ainda, as medidas que são comemoradas pelo mercado, mas são muito impopulares: terceirização do trabalho, reforma da previdência e reforma trabalhista. Somada a tentativa de entregar o território na Amazônia para exploração, ele conseguiu ser odiado mundialmente. São vários os fatores que fizeram com que a popularidade de Michel Temer chegasse ao fundo do poço.
Felizmente, a economia está se desvinculando da crise política. Mas causa muita preocupação o futuro do Brasil. No próximo ano teremos eleições, e os cenários são de assustar. De aventureiros, passando por extremistas e chegando às velhas raposas. Até lá, além de sofrer imaginando o futuro, teremos que suportar Michel Temer, que conseguiu de forma pouco ortodoxa manter os votos para barrar denúncias na Câmara, o que deve acontecer também com as próximas. Esperamos, ao menos, que o próximo piloto desse barco esteja mais alinhado com os desejos da população. É aguardar pra ver!

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Instituto de Previdência: Eleição do Impro, que ocorre em junho, tem chapa única

Marcada para acontecer no próximo dia 4 de junho, a eleição da nova diretoria do Instituto Municipal de Previdência...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img